Press "Enter" to skip to content

No Brasil, 30% dos óbitos acontecem em decorrência de doenças cardiovasculares

Última atualização 29/08/2023 | 15:40

No Brasil, 400 mil mortes por ano acontecem em decorrência de alguma doença cardiovascular, correspondendo a 30% de todos os óbitos no País. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de pessoas sofrem com doença cardiovascular.

A pasta do Governo Federal aponta ainda que o diagnóstico precoce de problemas no coração em jovens permite que melhores tratamentos sejam realizados e que haja controle mais rígido da doença e dos riscos.

Entre os principais fatores que favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares estão: o tabagismo, hipertensão, obesidade, estresse, depressão, diabetes, colesterol em excesso, pois podem se acumular e levar à formação de placas de gordura.

Mesmo com o levantamento dos dados do Ministério da Saúde, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) informa que cerca de 23% dos brasileiros nunca foram ao cardiologista. Em contrapartida, 7 milhões de pessoas morreram em razão de doenças do coração, entre os anos de 2017 e 2021, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia.

Confira alguns fatores de risco e causas de doenças cardiovasculares:

– Fatores genéticos como Síndrome de Down;

– Infecções maternas, uso de medicação pela mãe durante a gestação;

– tabagismo ou consumo de álcool;

– Dieta não saudável;

– Sedentarismo;

– Estresse emocional;

– Obesidade.