No Brasil, destinos turísticos devem atingir 100% de ocupação

Posse de Lula terá venda de kits com camisetas, toalhas e outros itens

Neste réveillon, o setor hoteleiro de todo Brasil deve registrar índices de ocupação próximo a 100% nos principais destinos, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Se concretizado, a estimativa representará uma ótima recuperação no segmento, que registrou 92,10% no último ano.

Segundo o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, a virada de 2022 para 2023 deve marcar ”uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos”. 

Entre os destaques dos destinos nacionais está a Região Nordeste, tendo a Bahia como indicadores na casa de 95% na maior parte das regiões turísticas, como Salvador e Porto Seguro já em 100%. Em Pernambuco, Porto de Galinhas também deve alcançar a marca dos 100%, enquanto Recife tende a ultrapassar os 90%. 

Já na Região Sudeste, o litoral de São Paulo tem o maior indicador, podendo atingir os 100%, enquanto o interior tende a fechar com 95% e, a capital, em torno de 90%. No Rio de Janeiro, principal destino no fim de ano, a ocupação é de 82% até o momento, com expectativa de chegar aos 100%.

No Sul do país, principalmente em Florianópolis, a previsão é também de 100%, com 90% na Costa Verde e Mar e nos Caminhos do Canyons. Os dois polos turísticos da Serra Gaúcha, Gramado e Bento Gonçalves, que irão receber cerca de 1,1 milhão de visitantes, levando a ocupação a índices próximos de 100%.

A grande surpresa é para a região do Centro Oeste, onde Brasília tem os maiores indicadores devido à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na capital federal, os hotéis estão com 90% de ocupação. Em alguns estabelecimentos, 100% dos quartos estão reservados. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos