Press "Enter" to skip to content

No Brasil, quase 80% das pessoas endividadas sofrem de ansiedade

Última atualização 27/05/2023 | 16:27

No Brasil, quase 80% da população que sofre com o problema de dívidas relata sintomas de ansiedade. De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, outros problemas mencionados por inadimplentes giram em torno de angústia, stress, irritação, vergonha, tristeza e desânimo.

Ansiedade e outros problemas dos endividados

Segundo a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, nove em cada dez inadimplentes (97%) afirmaram ter sofrido com algum tipo de sentimento negativo ao descobrir que estavam com dívidas. O problema que mais apareceu foi a ansiedade (78%).

Contudo, outras questões não ficaram muito atrás: angústia (75%), stress ou irritação (71%), vergonha (71%) e tristeza e desânimo (69%). O levantamento também mostra que 90% dos inadimplentes relataram terem sofrido o impacto das dívidas no padrão de vida. Dentro desse número, 44% falaram que a vida foi completamente afetada.

Além disso, cinco em cada dez endividados (56%) têm procurado fazer atividades que os ajudem a não pensar nos problemas das dívidas. Ainda, 72% disseram ter algum tipo de alteração no sono, 55% tiveram alteração no apetite e 48% afirmam que têm ficado mais desatentos ou improdutivos no trabalho. Por fim, 42% contaram que descontam a ansiedade no vício, como álcool, comida e cigarro, e 24% perderam o controle das compras.