Press "Enter" to skip to content

No Brasil, três a cada quatro cidades entre 200 mil e 500 mil habitantes não têm 5G

Última atualização 16/06/2023 | 11:22

De acordo com uma pesquisa da ConexisBrasil, três a cada quatro cidades brasileiras entre 200 mil e 500 mil habitantes não têm 5G. Esses municípios, considerados médios, não têm legislação adaptada para a instalação da infraestrutura em questão. Por outro lado, todas as capitais do País possuem o suporte da conexão.

A conexão 5G pelo Brasil afora

A Conexis reúne as empresas de telecom e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. Segundo a empresa, a maior parte das cidades ainda não possui estrutura para o 5G.

Essas cidades médias, entre 200 mil e 500 mil habitantes, precisam ter um número mínimo de antenas 5G até julho de 2026. São 102 municípios no total que entram nessa exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Quanto às cidades com mais de 500 mil habitantes, o prazo é mais curto: é necessária a instalação até julho de 2025.

Todas as capitais do Brasil já possuem suporte de 5G. Em Goiânia, por exemplo, as primeiras antenas chegaram no dia 16 de agosto do ano passado. A primeira cidade a receber a nova tecnologia foi Brasília, em 6 de julho, seguida por Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia.