Press "Enter" to skip to content

No Distrito Federal, motorista chama coronel do Exército de “preto seboso”

Última atualização 24/03/2023 | 11:59

Na região Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal, no Distrito Federal, um homem é suspeito de cometer o crime de injúria racial contra um coronel do Exército. Em meio a uma discussão de trânsito, o idoso de 69 anos chamou o militar de “preto seboso”, fazendo um gesto de fedor com as mãos.

Injúria racial no Distrito Federal

O caso de injúria racial no Distrito Federal ocorreu nesta quinta-feira, 23. A filha do militar que recebeu as ofensas estava filmando o momento da discussão de trânsito, e as autoridades já identificaram o suspeito. A Polícia Civil (PC-DF) instaurou inquérito para apurar o crime.

No dia 11 de janeiro deste ano, o presidente Lula sancionou uma lei que equipara a injúria racial ao racismo. Isso significa que a pena, que antes era de 1 a 3 anos, atualmente é de 2 a 5 anos. A nova legislação se alinha ao entendimento do Supremo Tribunal Federal que, em outubro do ano passado, equiparou a injúria racial ao racismo, transformando-a em crime inafiançável e imprescritível.

A injúria racial é a ofensa a alguém, um indivíduo, em razão da raça, cor, etnia ou origem. Já o racismo é quando uma discriminação atinge toda uma coletividade ao, por exemplo, impedir que uma pessoa negra assuma uma função, emprego ou entre em um estabelecimento por causa da cor da pele.

Confira o vídeo: