No Havaí, brasileira ganha prêmio por descobrir asteroides para a Nasa

A descoberta os asteroides foi através de um telescópio usado pela estudante no Havaí.

Uma estudante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, recebeu uma premiação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, por ter descoberto 25 asteroides para a Nasa, no Havaí.

Após um treinamento com cientistas da agência espacial dos Estados Unidos, Verena Paccola, de 22 anos, passou a receber pacotes de imagens capturadas por um telescópio no Havaí.

Em relato para a CNN Brasil, a estudante diz que quando notava a presença de algum objeto em movimento nas imagens, fazia uma análise numérica para identificar se havia padrão de asteroide.

Cerca de 25 asteroides foram encontrados, sendo que um deles é raro. A brasileira revela que um dos achados é categorizado como “asteroide fraco”, e faz parte de um grupo de objetos que podem colidir contra a Terra. Entretanto, a possibilidade do asteroide colidir com a Terra, ainda é estudado pela Nasa.

Sempre sendo muito curiosa, a estudante diz que apesar da sua área de interesse ser a saúde, ela sempre lembra que desde pequena gostava de observar o céu com um telescópio.

Agora, Verena está se preparando para um treinamento presencial na Nasa. A estudante tem planos para continuar a caça aos asteroides e está a procura de ajudantes interessados.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp