Uma estudante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, recebeu uma premiação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, por ter descoberto 25 asteroides para a Nasa, no Havaí.
Após um treinamento com cientistas da agência espacial dos Estados Unidos, Verena Paccola, de 22 anos, passou a receber pacotes de imagens capturadas por um telescópio no Havaí.
Em relato para a CNN Brasil, a estudante diz que quando notava a presença de algum objeto em movimento nas imagens, fazia uma análise numérica para identificar se havia padrão de asteroide.
Cerca de 25 asteroides foram encontrados, sendo que um deles é raro. A brasileira revela que um dos achados é categorizado como “asteroide fraco”, e faz parte de um grupo de objetos que podem colidir contra a Terra. Entretanto, a possibilidade do asteroide colidir com a Terra, ainda é estudado pela Nasa.
Sempre sendo muito curiosa, a estudante diz que apesar da sua área de interesse ser a saúde, ela sempre lembra que desde pequena gostava de observar o céu com um telescópio.
Agora, Verena está se preparando para um treinamento presencial na Nasa. A estudante tem planos para continuar a caça aos asteroides e está a procura de ajudantes interessados.