Última atualização 01/10/2022 | 18:51
O Datafolha divulgou no final da tarde deste sábado, 1°, a última pesquisa antes das eleições de 2 outubro. Os números apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega com chances reais de vitória no 1° turno. Ele tem 50% dos votos válidos, mesmo percentual da pesquisa anterior do instituto, de 29 de setembro.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) também manteve o percentual do levantamento anterior, contabilizando 36% da preferência do eleitorado brasileiro. A senador Simone Tebet (MDB) aparece pela primeira vez, numericamente à frente do ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Eles têm 6% e 5% das intenções de votos, respectivamente.
Na pesquisa Datafolha, encomendada por Globo e Folha de S.Paulo, foram entrevistadas 12,8 mil pessoas na sexta-feira, 30 de setembro e sábado, 1° de outubro, véspera das eleições. Foram pesquisados eleitores de 310 municípios espalhados pelo Brasil. O levantamento, que tem nível de confiança de 95%, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00245/2022.
Segundo turno
Em um hipotético cenário de 2° turno, Lula também venceria a disputa pela presidência da República. Segundo a pesquisa, o petista teria 54% dos votos contra 38% do presidente Bolsonaro. No levantamento anterior os números eram 54% contra 39%.