No segundo turno, mais de 30 ônibus extras integram esquema especial com gratuidade em Goiânia e outras 17 cidades

No segundo turno, mais de 30 ônibus extras integram esquema especial com gratuidade em Goiânia e outras 17 cidades

No próximo domingo, 30, o transporte público terá esquema especial com 33 ônibus extras na capital e em municípios da região metropolitana. A recomendação de gratuidade da tarifa foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e acatada pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O serviço começa às 4 horas e segue até às 23 horas.

A ideia é atender a população mais carente no dia das eleições do segundo turno para garantir o direito e dever ao voto. A isenção de cobrança pode ajudar a reduzir o índice de abstenções na escolha do presidente da República. As catracas serão liberadas em todas as viagens. A escala de horários será a de domingo, com menos veículos, porém os extras poderão rodar em caso de necessidade. 

No primeiro turno, a tarifa também não foi cobrada e o movimento não foi muito diferente do registrado em outros finais de semana. Ao todo, foram 87 mil passageiros, sendo 64 mil a média para o domingo fora das eleições, em 2.684 viagens em Goiânia e na região metropolitana composta por 17 municípios. A CMTC orienta que os passageiros utilizem o aplicativo SIM Rmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

No início deste mês, o ministro  do Supremo Tribunal Federal (STF),  Luís Roberto Barroso, proibiu a redução de ônibus no dia da eleição, mas não obrigou as empresas a concederem passagem gratuita nos municípios brasileiros.

O percentual de eleitores que não votaram em 2 de outubro deste ano foi maior do que o registrado nas eleições de 2018. Um milhão de pessoas aptas a votar em Goiás, equivalente a 21,7% do total, não foram até as seções eleitorais. Há quatro anos, o índice foi de 20,2%. As pesquisas de intenção de votos têm mostrado diferença mínima entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).  

Se o segundo turno das eleições 2022 fosse nesta terça-feira, 25, o petista venceria com 50,2% dos votos válidos, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. O atual presidente pontuaria com 49,8%. No primeiro turno, Bolsonaro venceu em Goiás, com 52,16% dos votos válidos, contra 39,51% de Lula. 

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Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

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