Press "Enter" to skip to content

No último mês, vendas de motos crescem 34,1% em relação à fevereiro de 2022

Última atualização 03/03/2023 | 12:23

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em balanço desta quinta-feira, 3, a venda de motos no Brasil cresceu 34,1% em fevereiro de 2023, em comparação ao mesmo mês do ano passado. No total, foram vendidas 100,5 mil motocicletas no período. Em relação a janeiro, os emplacamentos caíram 9%.

As vendas de motos no Brasil em fevereiro

O balanço da Fenabrave, que representa as concessionárias no território nacional, indica o crescimento principalmente por conta da expansão dos serviços de entrega. Além disso, o fato das motos serem mais econômicas quanto a combustível e o próprio preço de compra contribuíram para essa alta.

“A demanda segue alta, já que se trata de um veículo essencial para a logística urbana das cidades e para o qual muitos motoristas de automóveis e comerciais leves têm migrado”, afirma José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave. No acumulado entre janeiro e fevereiro de 2022, houve o crescimento de 28,2% nas vendas.

O grande problema das motos é a grande incidência de acidentes de trânsito. Em 2022, mais de 70% das ocorrências tiveram envolvimento de tais veículos. Vale ressaltar que 197 motociclistas morreram no ano passado apenas em Goiânia.

“Muitos condutores utilizam a motocicleta de forma inadequada, não respeitam as regras e a sinalização. Por exemplo, trafegam pelos corredores, fazem manobras arriscadas. Além disso, por ser um veículo de duas rodas, a pessoa está totalmente vulnerável”, explica a delegada titular da Delegacia de Crimes de Trânsito (Dict), Maíra Lídia.