Jornal Diário do Estado

No verão, hidratação e protetor solar são essenciais para cuidados de idosos

Alimentação balanceada e roupas leves também entram na lista de recomendações para a estação mais quente do ano

Em pleno verão, é bom demais aproveitar as férias para praticar diferentes atividades. No entanto, na estação mais quente do ano, que se estende até o dia 20 de março, é preciso tomar alguns cuidados. Para idosos, essas medidas se mostram ainda mais necessárias, com destaque para hidratação, uso do protetor solar, alimentação balanceada e roupas leves.

Cuidados para idosos no verão

De acordo com Janaína Rosa, coordenadora técnica da Home Angels, rede de cuidadores de pessoas supervisionadas, a exposição exagerada ao sol é perigosa e traz riscos à saúde de qualquer pessoa, sobretudo aos idosos. Por terem pele mais sensível, pessoas da terceira idade estão mais suscetíveis a doenças e inflamações, por isso o uso do protetor solar é imprescindível.

Além disso, a água é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos e para a regulação da temperatura corporal no verão. “Criar o hábito de ingerir líquidos antes mesmo de esperar ter sede é importante para que o idoso não corra riscos de desidratação”, explica a enfermeira Janaína Rosa.

Essencial em qualquer estação do ano, o cuidado com a alimentação deve ser ainda mais específico no verão. Por fim, as altas temperaturas aumentam a transpiração, por isso é necessário optar por tecidos leves e confortáveis.

“Atentar-se aos calçados também é importante. No calor, alguns idosos apresentam inchaços nos pés e calçados confortáveis são os indicados para que não haja desconforto ou até ferimentos”, conclui a coordenadora da Home Angels, rede que surgiu em 2009 e é referência na América Latina.