De Morango a Wembley: veja nomes e apelidos curiosos da primeira fase da Copa do Brasil
Café, Zueirinha, Toró… torneio mais democrático do futebol brasileiro começa com vários jogadores que podem chamar atenção (ao menos no nome!)
Copa do Brasil 2026 terá muitas novidades; confira
A primeira fase da Copa do Brasil começou na terça-feira, com a classificação da Desportiva Ferroviária em cima do Sampaio Corrêa-RJ. A primeira fase segue nesta quarta e conta com 28 times. No total, o torneio tem 126 equipes. O novo formato ganhou 34 clubes a mais em relação às edições anteriores. Com a grande quantidade de clubes de divisões inferiores, o ge foi atrás dos apelidos inusitados que vão entrar em campo nesta 1ª fase do torneio.
Das 28 equipes que estreiam nesta fase, 12 nomes foram carimbados no levantamento. Na lista, há até jogador com o nome de um estádio famoso da Inglaterra.
+Veja a tabela da Copa do Brasil 2026
CONFIRA OS 12 EM CADA POSIÇÃO ABAIXO
1 de 4 Júnior Morango, do Bragantino-PA, Gabriel Mancha, do Velo Clube, e Wembley, do Ji-Paraná: jogadores vão estar na primeira fase da Copa do Brasil — Foto: Montagem sobre fotos de divulgação
Na defesa do Ji-Paraná, o defensor Wembley carrega o nome do lendário estádio inglês. O Velo Clube se prepara para sua primeira participação e o time só pensa em criar lembranças positivas nessa estreia: Mancha, só no miolo de zaga. No Sampaio Corrêa-RJ, eliminado ontem pela Desportiva, outro zagueiro chamava a atenção: o Marreta.
Nome: Wembley Christian da Silva Cardozo Idade: 29 anos Clube atual: Ji-Paraná
Nome: Gabriel de Jesus Moraes Apelido: Mancha Idade: 23 anos Clube atual: Velo Clube
2 de 4 Gabriel Mancha, zagueiro do Velo Clube — Foto: Divulgação/Velo Clube
Nome: Lucas Araújo De Sousa Apelido: Marreta Idade: 28 anos Clube atual: Sampaio Corrêa-RJ
Pelo lado esquerdo, o Vasco-AC aposta no lateral Palhacinho. Será que ele vai aprontar alguma contra o Velo Clube? Já Morango, do Bragantino-PA, enfrenta o Primavera-MT e deve dar um sabor cítrico ao duelo. Pelo lado direito, Coruja, do Santa Catarina, assim como o animal que inspira seu apelido, promete ficar de olho em cada movimento dos adversários do IAPE.
3 de 4 Junior Morango jogando pelo GAS — Foto: Hélio Garcias/BV Esportes/@bv_esportes
Nome: Kauan Pereira do Nascimento Apelido: Kauan Palhacinho Idade: 20 anos Clube atual: Vasco-AC
Nome: Matheus Pereira Silva Apelido: Coruja Idade: 25 anos Clube atual: Santa Catarina
Nome: Edivandro Souza Sales Junior Apelido: Morango Idade: 24 anos Clube atual: Bragantino-PA
Se na lateral o Vasco tem Palhacinho, no meio de campo a equipe conta com Zuerinha para fechar a dupla irreverente. Já o Madureira aposta em Fubá para dar “sustância” ao setor de meio-campo contra o Baré. O Piauí espera que Toró traga um temporal de oportunidades na disputa com o Betim.
Nome: Samuel Alexandre de Melo de Souza Apelido: Zueirinha Idade: 17 anos Clube atual: Vasco-AC
4 de 4 O jovem Samuel, mais conhecido como Zueirinha, é zagueiro do Vasco-AC — Foto: Arquivo pessoal e Sueli Rodrigues/Vasco-AC
Nome: João Vitor Gomes Lucio da Silva Apelido: Fubá Idade: 22 anos Clube atual: Madureira
Nome: Whebert Teixeira Soares Apelido: Toró Idade: 21 anos Clube atual: Piauí
No ataque, o Patrocínio, do Galvez, sonha bancar” muitos gols no jogo contra o Guaporé. O Ceifador, do América de Propriá, que enfrenta o Tirol, tem apelido de artilheiro conhecido e também não fica para trás. Fundado em 2022, o Laguna é o primeiro time vegano do Brasil. Carne não pode, mas o Café tá liberado, inclusive para enfrentar o Maguary.
Nome: Juan Silva do Patrocínio Apelido: Patrocínio Idade: 25 anos Clube atual: Galvez-AC
Nome: Wesley Sandro Lima de Jesus Apelido: Ceifador Idade: 30 anos Clube atual: América-SE
Nome: Kayky da Conceição Silva Viana Apelido: Café Idade: 20 anos Clube atual: Laguna-RN
*Sob supervisão de Edson Reis




