Noroeste goiano pode ter chuvas intensas nesta terça-feira, 20

Noroeste goiano pode ter chuvas intensas nesta terça-feira, 20

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para algumas regiões do Brasil. A região noroeste de Goiás deve ser atingida por tempo instável. O aviso, emitido na última segunda-feira, 19, é valido para as próximas 24 horas.

O Inmet indica a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar de 60 a 100 km/h. Além disso, existe perigo para “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

As cidades do noroeste goianos que podem ser atingidas são Aragarças, Aruanã, Britânia, Goiás, Jussara, Luiz Alves, Matrinchã, Mozarlândia, Nova Crixás, Piranhas, Crixás, Mundo Novo, Novo Planalto, São Miguel do Araguaia e Uirapuru.

Além de Goiás, as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e de Fortaleza e o Distrito Federal também podem ser atingidas por chuvas intensas. O alerta abre ainda cidades do sudoeste e norte piauiense, centro norte e extremo oeste baiano, centro-sul cearense, sul amazonense, região central do Maranhão, sudoeste de Mato Grosso, sertão pernambucano, noroeste e centro de Minas, sertão paraibano, centro amazonense, nordeste paraense, litoral norte do Espírito Santo e pantanais sul mato-grossense.

Tempo em Goiás

Em Goiânia, esta terça-feira, 20, deve ser de variação de nebulosidade e sol com pancadas de chuvas em áreas isoladas. A temperatura deve chegar a máxima de 30ºC, com umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%.

As regiões do leste, norte e oeste goiano devem ser as mais atingidas por chuvas, com 50 mm e 45 mm, respectivamente.

O Inmet orienta que, em casos de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de raios, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para emergências, ligar para a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Confira o tempo em algumas cidades goianas:

Porangatu: mínima de 24ºC e máxima de 32ºC

Luziânia: mínima de 20ºC e máxima de 29ºC

Cristalina: mínima de 20ºC e máxima de 28

Goianésia: mínima de 21ºC e máxima de 30ºC

Flores de Goiás: mínima de 22ºC e máxima de 31ºC

Minaçu: mínima de 23ºC e máxima de 32ºC

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos