Exames identificam Norovírus como causador de viroses no litoral do Paraná; veja como se prevenir
Resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Mais de 5 mil atendimentos foram registrados até 13 de janeiro. Agente infeccioso é o mesmo que causou surto de viroses no litoral de São Paulo.
O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) identificou o norovírus como o agente causador das viroses no litoral. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou a detecção do vírus em amostras coletadas nas cidades de Guaratuba e Morretes. O Lacen também prossegue investigando a presença do norovírus em Pontal do Paraná e Matinhos.
O norovírus é um agente infeccioso que provoca gastroenterite, resultando em sintomas intensos no sistema digestivo, como vômito, diarreia e dor abdominal. Sua disseminação é facilitada, principalmente em locais movimentados como praias no verão, devido ao maior contato entre as pessoas e a proximidade com ambientes contaminados, como água e alimentos compartilhados.
O norovírus, que também causou um surto de viroses no litoral de São Paulo, tem como sintomas a sensação de enjoo, fezes líquidas, vômitos, febre, dor de cabeça e dores nos membros. Geralmente, esses sintomas duram de 3 a 7 dias após o contato com o vírus.
Para prevenir a infecção pelo norovírus, é essencial seguir medidas como lavar as mãos regularmente, higienizar alimentos crus, consumir água filtrada ou fervida, verificar os prazos de validade dos alimentos, além de evitar grandes aglomerações em regiões litorâneas durante a alta temporada. Também é recomendado fechar a tampa do vaso sanitário ao dar descarga para evitar a propagação do vírus contido nas fezes.
Os sintomas do norovírus podem aparecer rapidamente após o contato com o vírus, como mal-estar, evacuações frequentes e dores abdominais. É fundamental estar atento aos sinais e buscar assistência médica em caso de suspeita de infecção.
Por fim, a prevenção é a melhor forma de evitar a proliferação do norovírus no litoral paranaense e garantir a saúde da população durante a temporada de verão. Fique atento às orientações das autoridades de saúde e adote medidas de higiene e cuidado para proteger a si mesmo e aos outros. A saúde é fundamental!
LEIA TAMBÉM:
Saúde: Jovem sente dor na nuca e perde todos os movimentos do pescoço para baixo: ‘Não sentia nada’
‘Se eu pedir um hambúrguer, você traz o gato?’: Pet abandonado aparece em lanchonete, e contato inusitado de cliente rende adoção
Investigação: Ex-PM morto em ataque com mais de 140 tiros foi expulso da corporação por desvios de conduta
A informação é a melhor ferramenta para prevenção de doenças e promoção da saúde. Esteja sempre bem informado e proteja-se! Fique atento às notícias e recomendações de saúde locais, pois a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e segura.
VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE PARANÁ
51 vídeos
Leia mais notícias em DE Paraná.