NorteShopping Acolhedor: iniciativa de abrigo e capacitação para pessoas em situação de rua

norteshopping-acolhedor3A-iniciativa-de-abrigo-e-capacitacao-para-pessoas-em-situacao-de-rua

Com a chegada do inverno, o NorteShopping, na Zona Norte do Rio de Janeiro, deu início à 5ª edição do NorteShopping Acolhedor, uma iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) que oferece, durante todo o mês de julho, abrigo noturno para pessoas em situação de rua. Toda noite, cerca de 30 sem-teto são levados para as dependências do centro comercial. Além de um local seguro — e protegido do frio, que nesta semana está batendo menos de 15 graus — para pernoitar, os participantes recebem refeições, roupas, itens de higiene pessoal e acesso a cursos de capacitação profissional.

“Nosso objetivo é garantir que as pessoas resgatem a autoestima e a dignidade”, afirma Renato Souza, coordenador de segurança do shopping. “É muito significativo ver essas pessoas retomando metas e sonhos.” A rotina dos acolhidos começa no fim da tarde, quando chegam ao shopping em vans da SMAS. Após o banho e a higiene pessoal, é servido o jantar. Em seguida, eles têm acesso a um espaço de convivência com TV, jogos, livros e atividades de lazer. Às 22h, é hora de descansar. Pela manhã, recebem café da manhã e apoio da Prefeitura do Rio para retirada de documentos e outros serviços sociais.

Além do acolhimento, o programa investe na capacitação profissional, com cursos de agente de portaria e agente de asseio. Em edições anteriores, 51 pessoas conseguiram emprego e 19 retornaram ao convívio familiar. Em 2024, foram servidas cerca de 1.700 refeições, com 14 reintegrações ao mercado de trabalho e mais de 30 certificados emitidos. A ação também conta com o apoio da população. Caixas de doações estão espalhadas pelos corredores do shopping para arrecadar roupas, alimentos e itens de higiene.

Caso as doações excedam a demanda do projeto, os itens serão encaminhados pela SMAS para outras pessoas em situação de vulnerabilidade. “Mais um ano buscamos resgatar a cidadania e a dignidade de uma parcela da população muitas vezes invisibilizada”, destaca Márcia Accioly, assistente social e coordenadora da 3ª CAS da SMAS. A iniciativa visa não apenas oferecer abrigo e alimentação, mas também oportunidades de reintegração social e profissional para aqueles que mais precisam.

Dessa forma, o Programa DE Acolhimento do NorteShopping se torna não apenas uma ação pontual, mas um projeto contínuo de inclusão e empregabilidade. Com a parceria com a Prefeitura do Rio, a iniciativa busca impactar positivamente a vida dos beneficiados, proporcionando não apenas assistência imediata, mas também a chance de construir um futuro mais promissor. Por meio de ações como essa, é possível enxergar a importância do apoio coletivo e da solidariedade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp