Com investimento da ordem de R$ 180 milhões, o vice-governador Daniel Vilela reforçou a parceria do Governo de Goiás com as prefeituras durante a entrega de mais de 200 veículos e outros benefícios a 206 municípios. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 15, no Estádio Serra Dourada, e tem como objetivo ampliar a estrutura de trabalho das gestões locais e fortalecer, especialmente, as ações nas áreas da saúde e da infraestrutura urbana.
“Em Goiás do passado, os prefeitos mais experientes sabem que viveram momentos de angústia porque não recebiam a transferência constitucional da saúde”, afirmou Daniel. Ele lembrou que municípios chegaram a bancar o transporte escolar sem a contrapartida estadual, além de parcerias hospitalares que ficavam apenas no papel. “Hoje, nós temos um governo com capacidade fiscal, um governo sério, honesto e comprometido com a verdade”, completou.
Ao tratar da agenda municipalista da gestão estadual, Daniel Vilela pontuou que o apoio aos municípios “cumpre a sua obrigação com o transporte escolar, mas vai muito além”. Em sua fala, citou a entrega de casas a custo zero em todo o estado, a recuperação do asfalto urbano com o programa Goiás em Movimento, o suporte às estradas vicinais, o reforço das patrulhas mecanizadas, além dos avanços na educação e da cooperação com os municípios por meio do programa Alfa Mais.
À frente da Secretaria de Relações Institucionais (Serint), Armando Vergílio afirmou que os veículos fortalecem a capacidade operacional das prefeituras e reduzem custos com locação e manutenção de frotas antigas. “Essas entregas representam o compromisso do Governo de Goiás em apoiar os municípios de forma concreta, com investimentos que fortalecem a infraestrutura e melhoram o serviço prestado à população”, declarou. Segundo o secretário, a articulação da Serint busca assegurar que os recursos cheguem às cidades e se convertam em melhorias diretas no atendimento à população.
Na área da saúde, foram entregues 136 veículos, sendo 80 carros especiais para a Rede Nascer, destinados ao transporte de gestantes e bebês para consultas, além de 35 caminhonetes, 18 ambulâncias, quatro vans e 550 bicicletas elétricas para agentes comunitários, tanto de endemias quanto de saúde da família.
Para o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, a gestão estadual tem mantido um ritmo forte de investimentos. “É um governo em que estamos aqui recebendo carros, ambulâncias, caminhões, obras, asfalto e muito mais. É um governo que vai para frente”, disse. Representando a Federação Goiana de Municípios (FGM), o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva, avaliou que o cenário favorece o trabalho dos gestores locais. “Se hoje existe essa safra considerada uma das melhores de prefeitos, é porque ficou mais fácil trabalhar e administrar”, afirmou. Pela Associação Goiana de Municípios (AGM), o prefeito de Flores de Goiás, Autran Avelar, ressaltou o alcance das ações do Estado. “Percebemos o olhar e o cuidado do governador Ronaldo Caiado e de todo o Governo de Goiás em trabalhar em todos os cantos do estado”, declarou.




