A Prefeitura de Manaus prorrogou o prazo para solicitar os créditos da Nota de Serviço para abatimento no IPTU 2025. Os contribuintes pessoas físicas que tomaram serviços na capital amazonense e pediram o registro do CPF no ato da emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) agora têm até domingo (8) para realizar a solicitação.
Com a prorrogação, os contribuintes têm mais tempo para acessar o sistema e definir a matrícula de IPTU que receberá o desconto a partir do crédito da nota. Segundo o subsecretário da Receita da Semef, Arminio Pontes, a decisão foi tomada devido à grande procura dos contribuintes pela solicitação dos créditos.
A consulta aos créditos e o pedido de desconto podem ser feitos de forma online, pelo site creditodanota.manaus.am.gov.br, sem necessidade de deslocamento. Basta realizar um breve cadastro no sistema para ter acesso aos benefícios previstos.
Os contribuintes pessoa física têm a possibilidade de creditar até 20% do ISS gerado pela nota fiscal, com chance de abatimento de até 50% no valor do IPTU de 2025. Não é necessário que o imóvel indicado esteja no nome do CPF registrado na NFS-e, mas é preciso estar em dia com os débitos até a data da indicação. Além disso, os créditos acumulados possuem validade de cinco anos.
A iniciativa da Prefeitura de Manaus visa incentivar a utilização da Nota de Serviço Eletrônica e estimular a regularização fiscal dos contribuintes. Com a possibilidade de abatimento no IPTU, os cidadãos têm mais uma oportunidade de economizar e garantir benefícios para o próximo ano. Não perca a chance de solicitar seus créditos e aproveitar essa oportunidade.