A partir desta quarta-feira, 1º, a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a valer em todo o território brasileiro. A mudança aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) altera o modelo que estava em vigência desde 2017. O motivo da alteração é para evitar fraudes e/ou falsificação. Contudo, não será necessária a troca imediata do documento.
A nova CNH
As cores estão entre as principais mudanças da nova CNH. O verde e amarelo está mais presente, com cores mais vibrantes em relação ao modelo anterior, que possuía tons mais escuros. Além disso, a tipografia também surge ligeiramente diferente, assim como o posicionamento dos itens.
No documento, agora aparecerá uma tabela com os tipos de veículos existentes. Aqueles nos quais o motorista estiver apto a dirigir serão marcados na lista. Será possível também adicionar nome social e filiação afetiva na nova CNH, assim como informações a respeito de restrições médicas e remuneração.
Da mesma forma que o modelo atual, o QR Code também estará disponível com acesso à foto e outras informações do condutor. Entre as outras novidades, na nova CNH aparecerá se o motorista carrega a habilitação provisória (com a letra P assinalada) ou definitiva (letra D). Para completar, um código internacional permitirá o embarque em terminais de autoatendimentos nos aeroportos.
Apesar das várias trocas no documento, os motoristas não precisam alterá-lo neste momento. Isso pode ser feito quando o condutor for renovar a carteira ou emitir segunda via. Sobre a expedição em meios físicos, digitais ou ambos, fica a critério de cada um.
A criação da nova CNH foi fruto de uma decisão do Contran em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886. De acordo com essa resolução, todos os órgãos de trânsito locais precisam se preparar para emitir esse novo modelo logo no início deste mês de junho.
Em Goiás, devido à necessidade de ajustes no sistema das gráficas para a impressão do novo modelo, a emissão das CNHs estará suspensa do dia 30 de maio a 1° de junho em todo o Estado. O Detran-GO começará a emitir o novo modelo na quinta-feira (2).