Nova edição do Enem dos Professores será realizada no segundo semestre
O PND recebeu o apelido de Enem dos Professores devido à possibilidade de centralizar o processo de ingresso na carreira do magistério da educação básica pública em todo o território nacional.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que a aplicação da Prova Nacional Docente (PND) está prevista para o segundo semestre. Esse exame unificado poderá ser utilizado pelas secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para contratação de professores nas redes públicas de ensino.
O PND foi apelidado de Enem dos Professores por poder concentrar o método de entrada no magistério da educação básica pública em todo o país, seguindo o exemplo do famoso Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Enem se consolidou como a principal forma de ingresso em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, por substituir os tradicionais vestibulares.
A adesão ao PND é opcional e as secretarias de Educação podem manifestar interesse no exame até o dia 17 de abril, conforme estabelecido no edital do MEC para a adesão.
Para se inscrever, as secretarias de Educação devem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) com o login no portal Gov.br e selecionar a aba de Adesão no módulo Prova Nacional Docente (PND).
Após a confirmação da adesão, as secretarias de Educação devem cadastrar o edital de seleção até o dia 25 de junho. O prazo para o cadastro foi iniciado no sábado (1º).
As redes públicas de ensino de todo o Brasil podem utilizar os resultados da PND como critério único ou complementar na seleção de futuros professores da educação básica. Além disso, os estados, municípios e o Distrito Federal podem estabelecer outros critérios de recrutamento, como provas práticas ou de títulos.
A Prova Nacional Docente será elaborada com base na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade), realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2024.
O Enade avalia anualmente as competências e habilidades necessárias aos futuros professores da educação básica, por meio de provas teóricas e práticas desenvolvidas durante os estágios supervisionados obrigatórios.
Para a primeira edição da Prova Nacional Docente, o MEC definiu a avaliação de 17 áreas do conhecimento, como artes visuais, ciências biológicas, filosofia e música, entre outras.
A Prova Nacional Docente é parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado recentemente pelo MEC, com o objetivo de aprimorar a seleção de profissionais para as redes públicas de ensino. Essa iniciativa visa ainda auxiliar na formulação e avaliação de políticas públicas de formação de professores e permitir a autoavaliação dos participantes do exame.