Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda de Água Fria de Goiás

Uma nova espécie de abelha foi descoberta em uma fazenda em Água Fria de Goiás. A descoberta da nova espécie, batizada de “ceratina (Ceratinula) fioreseana”, foi divulgada na última terça-feira, 19.

De acordo com os profissionais da Bayer responsáveis pela identificação, esta abelha é classificada como solitária, por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas.

A empresa explicou que a espécie mais próxima da abelha descoberta em Goiás é encontrada no Nordeste brasileiro. Mesmo assim, o inseto “goiano” pode ser distinguido pelo padrão de manchas faciais, a cor amarelo-mel das pernas e a genitália masculina, que é diferenciada.

Segundo a empresa, a propriedade onde a espécie foi encontrada faz parte de um programa de agricultura sustentável da Bayer, realizado desde 2017 na propriedade.

Em 2018, os pesquisadores começaram a fazer o levantamento das espécies. Ao todo, eles descobriram 72 espécies de abelhas nativas brasileiras na fazenda, além da nova espécie identificada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos