Press "Enter" to skip to content

Nova espécie de abelha é descoberta em fazenda de Água Fria de Goiás

Uma nova espécie de abelha foi descoberta em uma fazenda em Água Fria de Goiás. A descoberta da nova espécie, batizada de “ceratina (Ceratinula) fioreseana”, foi divulgada na última terça-feira, 19.

De acordo com os profissionais da Bayer responsáveis pela identificação, esta abelha é classificada como solitária, por não viver em colônias e atuar como polinizadora-chave em ecossistemas naturais e agrícolas.

A empresa explicou que a espécie mais próxima da abelha descoberta em Goiás é encontrada no Nordeste brasileiro. Mesmo assim, o inseto “goiano” pode ser distinguido pelo padrão de manchas faciais, a cor amarelo-mel das pernas e a genitália masculina, que é diferenciada.

Segundo a empresa, a propriedade onde a espécie foi encontrada faz parte de um programa de agricultura sustentável da Bayer, realizado desde 2017 na propriedade.

Em 2018, os pesquisadores começaram a fazer o levantamento das espécies. Ao todo, eles descobriram 72 espécies de abelhas nativas brasileiras na fazenda, além da nova espécie identificada.