Nova função do app NetEscola permite que alunos da rede estadual avaliem refeições

O aplicativo NetEscola, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), traz novidades para o segundo semestre letivo. Na nova atualização, os estudantes da rede pública estadual de ensino poderão avaliar e sugerir melhorias na merenda escolar por meio de um questionário disponibilizado no app.

A função permite que os alunos visualizem o cardápio, enviem imagens dos pratos de comida e proponham melhorias na alimentação. O questionário poderá ser respondido por alunos que estão matriculados em escolas estaduais de qualquer regional, seja do Ensino Fundamental ou Médio, e que utilizam o portal NetEscola.

De acordo com a gerente da merenda escolar da Seduc/GO, Terezilda Luiz da Silva, o monitoramento tem o propósito de assegurar que os alunos tenham, realmente, uma melhor alimentação, já que pela coleta de dados será possível identificar o nome da escola, do município e da regional a que o aluno se refere.

Para o superintendente de Tecnologia da Seduc/GO, Bruno Marques, este acompanhamento tem o objetivo de fazer intervenções positivas na alimentação escolar. “Por isso é importante apresentar aos alunos este canal de comunicação, trazendo visibilidade para cada situação e direcionando-os ao local correto para sugestões.”

Atualizações

Além de disponibilizar conteúdos e materiais didáticos, o aplicativo NetEscola também tem o objetivo de informar os alunos sobre os benefícios oferecidos pela educação estadual em Goiás.

Assim como ocorreu com o programa Bolsa Estudo, dessa vez a merenda escolar também terá um espaço informativo dentro do app. Bruno Marques explica que o novo formato do aplicativo permite colher o feedback diário do lanche escolar. “Já que o aplicativo é direcionado aos alunos, em qualquer momento, uma vez ao dia, eles poderão fazer a avaliação”, explica.

A iniciativa foi desenvolvida pela Seduc/GO, via Superintendência de Tecnologia, com o apoio da Gerência de Alimentação Escolar. Juntas, as equipes discutiram quais enquetes seriam adicionadas à ferramenta para que, de forma direta e simples, os alunos opinem sobre a merenda escolar, inclusive se agrada, se satisfaz, se é bem-feita.

Nova versão

A nova versão do aplicativo foi apresentada na última quarta-feira, dia 2 de agosto, durante o Encontro de Gestores da rede pública estadual de Educação. O lançamento ocorreu no Centro de Convenções de Anápolis, pelo governador do Estado, Ronaldo Caiado, e pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos