Nova legislatura: vereadores de Belém são empossados em cerimônia na Alepa

Vereadores de Belém são empossados para novo mandato; confira lista

A cerimônia de posse dos vereadores de Belém para a 20ª legislatura da Câmara Municipal aconteceu na tarde desta quarta-feira (1º) na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Ao todo, 35 vereadores foram empossados, sendo que 18 deles estão assumindo o cargo pela primeira vez ou retornam à Câmara após um período afastados.

Entre os novos vereadores estão Vitor Sales (União), Raquel dos Animais (PDT), Marcos Xavier (Republicanos), Neia Marques (PT), Alfredo Costa (PT), Gleisson (PSB), Rodrigo Moraes (PCdoB), Jorge Vaz (PRD), Silvane Ferraz (MDB), André Martha (PSD), Agatha Barra (PL), Mayky Vilaça (PL), Zezinho Lima (PL), Felipe Vinagre (sem partido), Marinor Brito (PSOL), Vivi Reis (PSOL), Nay Barbalho (PP) e Patrícia Queiroz (PP).

Dentre os vereadores veteranos, eleitos em 2020 e mantendo seus mandatos, estão John Wayne (MDB), Neném Albuquerque (MDB), Pablo Farah (MDB), Bieco (MDB), Renan Normando (MDB), Fábio Souza (MDB), Roni Gás (MDB), Blenda Quaresma (MDB), Tulio Neves (PSD), Pastora Salete (PSD), Higino (PSD), Zeca do Barreiro (União), João Coelho (PDT), Igor Andrade (Rede), Moa Moraes (PV), Lulu das Comunidades (PSDB) e Augusto Santos (Republicanos).

Três vereadores empossados se afastaram para assumir cargos na administração municipal do prefeito Igor Normando (MDB): Nay Barbalho (PP) será a Secretária Municipal de Inclusão e Acessibilidade, Silvane Ferraz (MDB) assumirá a Secretaria Municipal da Mulher e Gleisson Oliveira (PSB) será o titular da Secretaria de Esporte e Lazer.

A diplomação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em Belém demonstra a relevância desse momento democrático para a cidade e a representatividade desses representantes perante a população. É essencial para o bom funcionamento da gestão pública que haja uma relação cooperativa entre o legislativo e o executivo.

Para acompanhar as notícias e novidades do estado do Pará, siga as atualizações do DE Pará. Esteja por dentro de tudo o que acontece na região e se mantenha informado sobre os assuntos locais. A participação da população e o acompanhamento das ações políticas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vacinação contra a gripe no Pará: apenas 37% da população prioritária imunizada. Busque proteção nos postos de vacinação até 31/01!

Com apenas 37% da população mais vulnerável vacinada, campanha contra gripe no Pará encerra fim do mês

A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado, que pretende alcançar 90% de cobertura vacinal. Apenas 37% da população mais vulnerável a contrair formas graves de gripe estão imunizadas no Pará. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que alerta para o risco da baixa procura pela vacina por parte de crianças, idosos e gestantes. A campanha segue até dia 31 de janeiro em todo o estado.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) começou no dia 2 de setembro de 2024, mas até o momento não alcançou a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. Com a chegada do período chuvoso na região amazônica, a baixa cobertura vacinal representa um grande risco para a população não protegida e mais vulnerável, como crianças, idosos e gestantes. O Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde sempre prioriza os mais vulneráveis. No entanto, a população continua não atendendo ao chamado do Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido ao baixo índice de imunização, o PNI estendeu a campanha para a população em geral, mas ainda assim a cobertura vacinal continua baixa. Segundo a Secretária de Estado de Saúde do Pará, Jaíra Ataíde, a cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no estado é de 37,81%. “Para termos uma ideia da situação, as melhores coberturas vacinais por grupo prioritário não passam de 50%. A de crianças está em 46,38%, e de idosos em apenas 31,48%”, informou.

A gripe é uma infecção viral que ataca pulmões, nariz e garganta, e pode ser causada por diversos tipos de vírus. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores na cabeça e fadiga. A Secretária de Saúde alerta que ainda há tempo de tomar a vacina antes do fim da campanha, visto que o prazo não será prorrogado. A vacina disponível é nova e protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

Ela ressaltou que pessoas vacinadas têm menos risco de ter agravamento da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza. Em 2024, foram confirmados 216 casos, com 23 óbitos, conforme dados do Sistema online SIVEP-Gripe. Esses números evidenciam a importância da imunização contra o vírus Influenza, especialmente em ambientes fechados e aglomerados, comuns no período chuvoso.

Por isso, a população do Pará é fortemente encorajada a procurar os postos de vacinação e garantir a proteção contra a gripe, que pode ser grave e até mesmo fatal. A prevenção é fundamental para reduzir a disseminação do vírus e proteger a saúde de todos. Vacine-se e contribua para um inverno mais saudável e seguro em todo o estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp