O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiram alertas para uma nova onda de calor que deve impactar diversas cidades do estado até quarta-feira, 2 de outubro. Apesar de chuvas recentes em algumas áreas, uma massa de ar seco está causando temperaturas que podem ser 5ºC acima da média, especialmente nas regiões central, leste, sul e noroeste.
Segundo a meteorologista Elizabete Alves, as altas temperaturas devem persistir durante esta semana, com possibilidade de mudanças a partir dos dias 7 e 8 de outubro, quando a nebulosidade poderá aumentar, favorecendo a chegada das chuvas. Para esta terça-feira, 1º de outubro, os municípios de Araguapaz, Aruanã e Faina podem registrar temperaturas máximas de até 38ºC, enquanto Goiânia deve alcançar 35ºC.
Além disso, o Cimehgo alertou que a umidade relativa do ar entrará em nível de “alerta”, especialmente à tarde, afetando a qualidade do ar, que pode ser classificada como regular a ruim devido a queimadas. Regiões como o Oeste devem registrar temperaturas de até 41ºC, seguidas por Norte (40ºC) e Sudoeste (39ºC). As localidades de Jataí, Porangatu, Araguapaz, Aruanã e Minaçu estão entre as que podem enfrentar as maiores temperaturas, com mínimas de umidade chegando a 18%.
A população é orientada a tomar cuidados, especialmente em relação à hidratação e à exposição ao sol, enquanto aguarda a possibilidade de um alívio com as chuvas nas próximas semanas.
Com informações do G1