A persistência das altas temperaturas no Sul do Brasil vem preocupando muitas regiões, e essa condição climática desfavorável parece que não dará trégua tão cedo. Como se não bastasse, uma nova onda de calor promete atingir também o Nordeste e o Sudeste do país ao longo desta semana. Segundo informações do Climatempo, as capitais do Sudeste podem até mesmo bater recordes de temperatura para o ano de 2025.
A onda de calor que se instalou no Rio Grande do Sul desde a última terça-feira (5) está prevista para continuar castigando a região até a próxima quarta-feira (12), de acordo com a empresa de meteorologia MetSul. Além disso, uma nova onda de calor está se aproximando dos estados do Sudeste e Nordeste, devendo perdurar até o dia 18, conforme previsão do Climatempo.
Inicialmente programada para durar apenas seis dias, a onda de calor que tem afetado principalmente o Rio Grande do Sul desde o início do mês vem se intensificando e entrando em um estado mais crítico a partir desta segunda-feira (10). As temperaturas no estado podem facilmente ultrapassar os 40ºC, gerando preocupações com a saúde da população.
No Sudeste, todas as capitais enfrentam a possibilidade de registrar recordes de calor para o ano de 2025 ao longo desta semana. São Paulo, apesar de não ser diretamente atingida pela onda de calor, pode alcançar temperaturas que variam entre 34ºC e 35ºC entre quarta e quinta-feira (13). Já o Rio de Janeiro tem previsão de atingir 38ºC ou 39ºC, podendo chegar a 40ºC em algumas áreas do estado.
Entre quinta e sexta-feira (14), Belo Horizonte terá a chance de registrar temperaturas de 34ºC a 35ºC, enquanto Vitória poderá alcançar 36ºC ou 37ºC. As regiões impactadas pela onda de calor, que se estende desde o Vale do Paraíba até o Leste do Piauí e o interior de Pernambuco, poderão apresentar temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima das médias históricas para o mês de fevereiro.
Diante desse cenário preocupante, é essencial que a população esteja atenta aos cuidados necessários para se proteger do calor excessivo e seus possíveis impactos na saúde. O verão de 2025 está se mostrando desafiador em diversas regiões do país, com temperaturas extremas que demandam medidas de precaução e adaptação por parte de todos.