A nova pesquisa Datafolha mostrou que a avaliação do governo Lula (PT) se manteve estável em relação a setembro. Cerca de 32% dos entrevistados consideram a gestão como ótima ou boa, enquanto 37% a avaliam como ruim ou péssima, e 30% a classificam como regular. Em relação à avaliação pessoal do presidente Lula, também houve pouca mudança. Ele é aprovado por 49% dos entrevistados, frente a 48% em setembro, e reprovado por 48%, o mesmo índice anterior.
No recorte por renda, houve um aumento de quatro pontos na aprovação entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos, mantendo-se dentro da margem de erro. Os dados da pesquisa mostram que o perfil de aprovação de Lula continua sendo observado, com desempenho acima da média entre pessoas com 60 anos ou mais, menos instruídas, nordestinos e católicos. Por outro lado, a reprovação é maior entre aqueles com ensino superior, renda mais alta, moradores do Sul e evangélicos.
A sondagem, que entrevistou 2.002 eleitores em 113 cidades entre 2 e 4 de dezembro, tem margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Os resultados indicam que a avaliação do governo e do presidente Lula permanece relativamente estável, com pequenas variações nos índices de aprovação e reprovação.




