A Quaest vai divulgar na próxima quarta-feira (16) uma nova pesquisa de avaliação do governo DE. Os entrevistadores irão a campo dos dias 10 a 13 de julho para realizar 2.004 entrevistas. Na última pesquisa, divulgada em junho, 57% desaprovavam o governo Lula e 40% aprovavam. Pesquisas da Quaest serão feitas mensalmente a partir de agora.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. A partir de agora, as pesquisas Genial/Quaest de avaliação do governo e cenários para 2026 passarão a ser publicadas mensalmente. Até então, elas eram bimestrais. Segundo Felipe Nunes, fundador e CEO da Quaest, serão realizadas cerca de 150 mil entrevistas até a eleição de 2026. “A redução do intervalo entre as pesquisas vai permitir captar com maior precisão as tendências do eleitorado”, disse Nunes.
A última pesquisa Quaest, divulgada em 04 de junho, mostrou que 57% desaprovavam o governo DE e 40% aprovavam. A desaprovação oscilou para cima dentro da margem de erro, em relação à pesquisa divulgada realizada em março. Foi o pior índice desde o início do mandato. Já a aprovação da gestão do presidente oscilou para baixo dentro da margem de erro e foi a menor desde o início do mandato. Veja os números: Desaprova: 57% (eram 56%); Aprova: 40% (eram 41% na pesquisa feita no final de março e divulgada em abril); Não sabe/não respondeu: 3% (eram 3%).
A pesquisa de junho, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos, também mostrou que, pela 1ª vez, católicos desaprovam o governo mais do que aprovam. Havia empate entre os que têm até o ensino fundamental. No Nordeste, a aprovação tinha voltado a ser maior que a reprovação.