O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) realizou, desde agosto, um total de 19.541 atendimentos em seu novo pronto-socorro. A unidade, que passou por uma reforma e ampliação significativa, dobrou de tamanho e agora ocupa 420 metros quadrados. Essa expansão transformou o Hetrin em uma referência em urgência e emergência na região, atraindo um fluxo expressivo de pacientes devido à sua infraestrutura e qualidade do atendimento.
A estrutura do pronto-socorro do Hetrin é equipada com quatro consultórios, seis salas de observação (três femininas e três masculinas), uma sala de medicação, duas salas de classificação de risco e uma ampla sala vermelha para atendimento de casos críticos. Essa configuração permite um atendimento especializado e eficiente, mesmo para os casos mais graves.
Apesar de contar com suporte para atendimento de emergência, 7.923 atendimentos foram destinados a pacientes de atenção primária, que frequentemente permanecem mais tempo na unidade devido ao alto volume de casos graves. No entanto, a diretora do Hetrin, Vania Fernandes, afirma que o nível de atendimento permanece com a mesma qualidade. “Registramos um aumento significativo no número de atendimentos e a entrega da reforma e ampliação do pronto-socorro foi muito importante para o hospital. Estamos em pleno funcionamento para atender a todos,” destaca.
Ao chegar ao Hetrin, o paciente é submetido a uma classificação conforme a gravidade de seu quadro clínico. Pacientes em risco de vida têm prioridade, enquanto casos que envolvem serviços básicos, classificados como azul ou verde, podem ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos municípios. É importante ressaltar que a demora no atendimento pode ocorrer devido ao grande número de casos classificados como de menor risco, que poderiam ser tratados nas unidades básicas de saúde municipais. Estes centros são responsáveis pela avaliação primária e pelo encaminhamento de pacientes graves ao Sistema de Regulação Estadual, caso seja necessário atendimento especializado.
Atendimento 24 Horas
O Hetrin, administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), oferece atendimentos de urgência e emergência em seu pronto-socorro, que funciona 24 horas por dia com um corpo clínico especializado em clínica médica. Essa disponibilidade constante garante que os pacientes recebam o atendimento necessário a qualquer hora.