Nova Torre Palace: construção de hotel de luxo após implosão do antigo edifício em Brasília

nova-torre-palace3A-construcao-de-hotel-de-luxo-apos-implosao-do-antigo-edificio-em-brasilia

Torre Palace: veja próximos passos após a implosão do antigo hotel de luxo no centro de Brasília

O antigo Hotel Torre Palace foi implodido na manhã do último domingo (25) em Brasília, após décadas de glória – seguidas de uma década de abandono e disputas judiciais.

O plano já está definido: o lote, hoje tomado por escombros, deve receber um novo edifício de luxo. A previsão é de que as obras durem dois anos.

De acordo com Marcos Cumagai, porta-voz da RVS Construções – empresa responsável pela construção do novo empreendimento –, a retirada dos resíduos sólidos gerados pela implosão só deve ser concluída daqui a 30 dias.

Por enquanto, o Corpo de Bombeiros do DF vem usando os escombros para um treinamento de resgate.

A pilha de detritos será utilizada para simular um cenário real de desastre urbano, como desabamentos provocados por explosões, falhas estruturais ou eventos naturais como terremotos.

Depois desse período de treinamento, os resíduos serão removidos pela própria empresa contratada para a implosão do edifício. A empreiteira também foi incumbida de fazer a separação, a triagem e o descarte sustentável do material.

Segundo Marcos Cumagai, parte dos resíduos deve ser aproveitada na fundação do novo edifício. O objetivo é obter todas as licenças necessárias para começar efetivamente o processo de fundação em quatro meses.

Um dos primeiros hotéis de luxo da história de Brasília, o Torre Palace foi inaugurado em 1973 com classificação quatro estrelas e visitas frequentes de personalidades e celebridades. O hotel funcionou por 40 anos às margens do Eixo Monumental, com vista privilegiada para a Esplanada dos Ministérios. Mas, em 2013, o hotel fechou as portas.

Em 2015, o edifício abandonado se transformou em ponto de uso de drogas e convivência de moradores de rua. Os vidros das janelas e do hall de entrada foram quebrados em atos de vandalismo, e foram feitas pichações e danos à pintura na fachada do edifício.

Em junho de 2016, a Polícia Militar do Distrito Federal conseguiu retirar todos os invasores do prédio abandonado. A GDF gastou R$ 802,94 mil com a operação de desocupação do hotel e busca na Justiça o ressarcimento do valor gasto.

Dois anos após a operação policial que retirou quase 200 pessoas que ocupavam irregularmente os 14 andares do antigo hotel Torre Palace, o local voltou a ser frequentado por usuários de drogas.

Em outubro do ano passado, Marcos Cumagai informou à TV Globo que a RVS Construções pretende construir um hotel de luxo com aproximadamente 250 apartamentos. A proposta inclui trazer um restaurante Michelin e um spa internacional para contribuir com o turismo de Brasília.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp