Press "Enter" to skip to content

Nova variante mais agressiva e contagiosa do vírus HIV é descoberta em 109 pessoas na Holanda

Última atualização 05/02/2022 | 16:31

Uma nova variante mais viral e contagiosa do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) foi detectada por pesquisadores holandeses em pelo menos 109 pessoas. Batizada com o nome VB, a variante é mais agressiva e destrói os linfócitos CD4, um tipo de glóbulos brancos que protegem as pessoas de infeções.

Sem tratamento, a doença de uma pessoa que contraiu esta variante poderia atingir uma fase avançada (de acordo com os critérios da OMS) em nove meses, comparado aos 36 meses de infecção da variante mais comum.

Uma das possibilidades levantadas pela comunidade científica para o surgimento desta variante está ligada à própria terapia antirretroviral, que poderá favorecer o aparecimento de novas mutações. A equipe responsável pelo estudo, publicado na revista Science, calcula que a variante teria surgido em Amsterdã nos anos 90, antes da popularização dos tratamentos mais eficazes.

O fato de ter surgido na Holanda, um dos países com maior disponibilidade para tratamentos antirretrovirais, pode ter evitado uma maior expansão do novo vírus HIV pelo mundo.