Nova Veneza: festival de cultura e gastronomia italianas tem nova data

Com mais de 60% da população descendente de europeus, município promove evento que expõe influência estrangeira. Expectativa é superar a marca de 100 mil visitantes

Após dois anos suspensa devido à pandemia, o Festival Italiano de Nova Veneza retorna em nova data. O evento, que costumava ser realizado em junho, foi reagendado para ocorrer de 4 a 7 de agosto. A comida, arquitetura e cultura da cidade a cerca de 30 quilômetros de Goiânia devem manter a tradição de atrair milhares de turistas. Nas últimas 15 edições, o número de visitantes em cada uma chegou a 100 mil pessoas. A expectativa é superar essa marca em 2022.

A festa é considerada uma das principais no calendário de eventos do estado e traz um pedacinho da Europa para o solo goiano. Os preparativos começaram há aproximadamente quatro meses. “Em todo lugar que visitamos, nos perguntam sobre a festa. O goiano sentiu falta do festival, assim como a população de Nova Veneza”, afirma o prefeito Valdemar Batista.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

A vocação do município se explica pela origem de maior parte da população local formada por 9 mil pessoas: 60% deles são descendentes de italianos que imigraram para a região há um século. O número expressivo dos estrangeiros fez com que a localidade fosse chamada de “Colônia dos Italianos” até 1958, quando foi batizada de Nova Veneza.

LEIA TAMBÉM

• Frente fria derruba temperatura, que chega a 5ºC em Goiás, nesta quinta e sexta-feira• Com ampliação de estrutura, número de custodiados trabalhando em presídio de Aparecida sobe para 350• Caiado tem 57% dos votos válidos, aponta pesquisa Diagnóstico

Um dos principais atrativos são os pratos típicos. Durante o  evento, são milhares de refeições produzidas com toneladas de massa e de carne para preparar a tradicional bolonhesa que envolve iguarias de macarrão, como a lasanha. O menu das cantinas inclui polentas e nhoques, além de bebidas tradicionais a exemplo de vinhos, sucos e espumantes. 

A gastronomia e cultura do Festival Italiano de Nova Veneza é  patrimônio imaterial cultural de Goiás desde 2019 pela Lei Estadual nº 21.099. O Festival de Nova Veneza é promovido pela Prefeitura de Nova Veneza em parceria com o Governo de Goiás.

Tags: