Nova York implanta pedágio para reduzir congestionamento; tarifa é de US$ 9

Nova York estreia pedágio para reduzir congestionamento; tarifa custa US$ 9
Em Nova York, a partir deste domingo (5), os motoristas começam a pagar pedágio ao entrar na região central de Manhattan durante os horários de pico, a tarifa cobrada é de US$ 9.
A zona de cobrança automática cobre toda a parte central e sul de Manhattan, em todas as ruas abaixo da rua 60, na divisa do Central Park.
Bairros como Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros, fazem parte da área do pedágio.
Conhecido como tarifação de congestionamento, o pedágio quer reduzir o trânsito na cidade cada vez mais povoada e, ao mesmo tempo, arrecadar fundos para investir na infraestrutura do transporte público nova-iorquino.
Em entrevista, o presidente e CEO da Metropolitan Transportation Authority, Janno Lieber, disse que estuda essa questão a cinco anos, mas que é notável o problema de trânsito no centro de Manhattan.
“Precisamos tornar mais fácil para as pessoas que escolhem dirigir, ou que precisam dirigir, se locomover pela cidade.”
Cerca de 700 mil veículos circulam pela região todos os dias, de acordo com a secretaria de transportes municipal.
Durante o horário de pico, os motoristas em pequenos veículos comerciais serão cobrados uma taxa de US$ 9, enquanto motociclistas pagarão US$ 4,50 e o valor para os caminhões e onibus varia entre US$ 14,40 e US$ 21,60, a depender do tamanho e função.
Cada veículo será cobrado no sistema E-ZPass apenas uma vez no dia.
O presidente eleito Donald Trump prometeu acabar com o programa quando assumir o cargo, mas não está claro se ele vai seguir adiante. O plano estagnou durante seu primeiro mandato enquanto esperava por uma revisão ambiental federal.
Em novembro, Trump disse que a cobrança de congestionamento “colocará a cidade de Nova York em desvantagem em relação às cidades e estados concorrentes, e as empresas fugirão”.
“Será virtualmente impossível para a cidade de Nova York voltar enquanto o imposto de congestionamento estiver em vigor.”
Outras grandes cidades ao redor do mundo, como Londres e Estocolmo, têm esquemas de preços de congestionamento semelhantes, mas este é o primeiro nos EUA.
A medida estava prevista para o ano passado, com uma cobrança de US$ 15, mas a governadora democrata Kathy Hochul interrompeu o programa antes da eleição de 2024, quando as disputas em áreas suburbanas da cidade foram vitais para que seu partido retomasse o controle do Congresso.
Pouco depois da eleição, Hochul reiniciou o plano, mas com um valor menor.

A partir deste domingo, 5, motoristas que circularem pela região central de Manhattan, durante os horários de pico, terão que pagar um pedágio de US$ 9. A cobrança, parte de um sistema de tarifação automática, abrange toda a área central e sul de Manhattan, incluindo ruas abaixo da 60ª Rua, na divisa com o Central Park.

Bairros como Midtown, Village, Chinatown, High Line, Chelsea e Wall Street, entre outros, estão dentro da zona de pedágio. O objetivo da medida, conhecida como tarifação de congestionamento, é reduzir o tráfego na cidade, cada vez mais sobrecarregada, e gerar recursos para investimentos na melhoria do transporte público.

Em entrevista, Janno Lieber, presidente e CEO da Metropolitan Transportation Authority (MTA), afirmou que estuda essa questão há cinco anos, destacando a gravidade do problema de trânsito no centro de Manhattan. “Precisamos facilitar a vida das pessoas que escolhem ou precisam dirigir na cidade”, disse Lieber.

De acordo com o Departamento de Transportes de Nova York, cerca de 700 mil veículos circulam pela região diariamente. Durante o horário de pico, veículos pequenos comerciais pagarão US$ 9, motocicletas terão uma tarifa de US$ 4,50, e caminhões e ônibus serão cobrados entre US$ 14,40 e US$ 21,60, dependendo do tamanho e tipo do veículo. Cada carro será cobrado uma única vez por dia através do sistema E-ZPass.

A medida gerou polêmica. O presidente eleito Donald Trump se comprometeu a encerrar o programa quando assumir o cargo, embora ainda não se saiba se ele cumprirá a promessa. Durante seu primeiro mandato, o projeto foi adiado à espera de uma revisão ambiental federal. Em novembro, Trump declarou que a cobrança de pedágio “desfavorecerá Nova York em relação a outras cidades e estados, e as empresas acabarão se afastando”.

Cidades como Londres e Estocolmo já adotam sistemas semelhantes, mas este é o primeiro pedágio de congestionamento nos Estados Unidos. A implementação do programa estava prevista para o ano passado, com uma tarifa inicial de US$ 15, mas foi adiada pela governadora democrata Kathy Hochul antes das eleições de 2024, quando disputas em áreas suburbanas foram essenciais para a retomada do controle do Congresso por seu partido. Após as eleições, Hochul reiniciou o projeto, mas com um valor mais baixo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp