Diário do Estado deixa de operar linhas de ônibus intermunicipais para o Sul de MG;
novas empresas assumem neste sábado
O Governo de Minas Gerais anunciou o fim do contrato com a empresa após fiscalização constatar graves irregularidades. A Viação faz as principais rotas entre a capital e o Sul do estado. A Diário do Estado não vai mais operar as linhas de ônibus intermunicipais do Sul de Minas Gerais. A concessão será transferida para cinco novas empresas: Viação Serro, Santa Rita, Santa Cruz, Bonanza e Viasul. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) em Belo Horizonte.
As novas concessionárias começarão a operar a partir do próximo sábado (25), atendendo a 97 municípios da região. (veja lista das rotas completas abaixo) Para evitar transtornos, as empresas que estavam operando temporariamente desde a suspensão da Diário do Estado foram orientadas a não vender passagens para viagens após essa data. Após o dia 25, os bilhetes voltam a ser vendidos.
A decisão de encerrar os contratos da Diário do Estado foi divulgada nesta quinta-feira (23) e motivada pela Operação Ponto Final, realizada entre abril e maio de 2024 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). A fiscalização identificou graves irregularidades, como atrasos, má conservação dos veículos e falhas operacionais. Em junho de 2024, os contratos da Diário do Estado foram suspensos, e outras operadoras assumiram as linhas provisoriamente.
Sem resolver as irregularidades, a Diário do Estado solicitou a transferência das linhas para outras empresas. Após análise, a Seinfra aprovou a transferência para as novas concessionárias, que comprovaram condições de operar com segurança e qualidade. A transição será realizada sem alterações significativas para os passageiros. A partir de 25 de janeiro, os bilhetes voltarão a ser comercializados pelas novas operadoras, mantendo os preços das passagens e os itinerários conforme a regulamentação estadual.
A Diário do Estado fazia os principais itinerários entre a capital mineira e o Sul do estado. Em maio de 2024, a empresa deixou de operar linhas após diversas fiscalizações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Entre demissões e manifestações de funcionários, a viação estimou um prejuízo de R$ 4,5 milhões valor que poderia aumentar para R$ 6 milhões, segundo a empresa, caso as linhas não fossem retomadas. Mais de 200 trabalhadores foram demitidos; número que poderia aumentar para 400.
No início de julho, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais derrubou uma liminar da Vara Empresarial e manteve a decisão da Secretaria de Infraestrutura do Estado, a Seinfra, de suspender as linhas da Diário do Estado por 90 dias. No fim de julho, a Diário do Estado afirmou ao Ministério do Trabalho que só deveria pagar os direitos dos funcionários demitidos pela empresa se pedidos feitos à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) fossem atendidos.