Press "Enter" to skip to content

Novas regras do Pix: o que muda para os usuários?






Descrição da imagem

A partir desta sexta-feira (1º) entram em vigência as novas regras do Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil. As diretrizes estabelecidas têm como principal objetivo garantir maior segurança nas transações realizadas por meio do Pix e combater golpes e fraudes que têm sido cada vez mais comuns nessa modalidade de pagamento.

Entre as principais mudanças que os usuários do Pix devem ficar atentos, está a implementação da funcionalidade de limite de horário para transações. Agora, será possível definir um intervalo de tempo em que as transferências poderão ser feitas, o que ajuda a evitar transações suspeitas fora do horário habitual de uso da conta.

Além disso, outra novidade que as novas regras trazem é a obrigatoriedade do uso de ferramentas de autenticação de dois fatores, como senha e reconhecimento facial, para garantir que somente o titular da conta realize as operações. Isso torna mais difícil para golpistas acessarem e realizarem transferências fraudulentas.

Outra questão importante é a possibilidade de registrar chaves do Pix para pessoas jurídicas em mais de uma instituição financeira, facilitando a gestão dos pagamentos e recebimentos para empresas que possuem contas em diferentes bancos. Isso amplia a praticidade e segurança no uso do Pix para empresas.

Com as novas regras do Pix, fica evidente o compromisso do Banco Central em garantir a segurança e a eficiência do sistema de pagamentos instantâneos. É essencial que os usuários estejam atentos às mudanças e façam uso das ferramentas de segurança disponíveis para evitar cair em golpes e fraudes. A partir de agora, transferir dinheiro pelo Pix será ainda mais seguro e tranquilo.


Isso vai fechar em 0 segundos