Novas viaturas entregues pelo Governo de Goiás entraram em operação hoje

As novas viaturas entregues pelo governador José Eliton na segunda-feira (25), para a Polícia Militar do Estado de Goiás entraram em operação hoje. Os Focus e Gol já estão atuando no patrulhamento de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade.

A entrega de 108 viaturas no início da semana faz parte do Programa Mais Segurança, lançado em abril deste ano, que tem como principal objetivo reduzir ainda mais os indicadores de criminalidade. Trata-se da primeira remessa de novos veículos, de um total de 583 viaturas para as forças policiais do Estado.

Em Trindade, nesta sexta-feira (29), as viaturas estavam disponíveis para os policiais que permanecem nas bases elevadas, instaladas ao longo das principais avenidas da cidade. De acordo com o governador José Eliton, a entrega de viaturas e equipamentos para as forças policiais significa um “grande avanço na construção de um sistema de segurança cada vez mais eficiente”.

Para o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, o esforço do Governo de Goiás para valorizar ainda mais as forças de segurança estão surtindo resultados cada vez mais positivos. “A queda nos índices de criminalidade é grande e a população já se sente mais segura”, afirmou.

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Ricardo Mendes, ressalta que essas melhorias nas condições de trabalho são muito importantes para a tropa. Além dos carros, as forças de segurança também receberam 34 motocicletas. “Isso se traduz em uma prestação de um serviço de qualidade para o cidadão de bem”, destaca.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp