Press "Enter" to skip to content

Novela da Globo irrita evangélicos com ‘pastor ostentação’ que solicita pix

Última atualização 03/03/2024 | 10:10

A inclusão de um pastor na nova versão da novela “Renascer”, da Rede Globo, provocou reflexões sobre a atualidade da igreja evangélica. O pastor Lívio, interpretado por Breno da Matta, não só ressalta a adaptação das práticas religiosas às tecnologias modernas, mas também aborda questões polêmicas como a teologia da prosperidade e o envolvimento político nas comunidades evangélicas.

Na trama do remake, Lívio se destaca pela afinidade com a tecnologia, contrastando com figuras tradicionais como o padre Santo, interpretado por Chico Díaz. O pastor utiliza redes sociais e plataformas digitais para se comunicar com os fiéis, refletindo a evolução do televangelismo para aproveitar as novas mídias digitais.

A novela também explora a crítica social através das interações de Lívio com outros personagens e a postura dele em relação a temas como a teologia da prosperidade, que promete recompensas materiais em troca de doações para a igreja. Diálogos na trama questionam a ética e a integridade dessa prática.

“Renascer” aborda ainda o surgimento de lideranças evangélicas progressistas, uma tendência crescente no cenário religioso e político brasileiro. Lívio representa essa nova corrente de pensamento dentro da comunidade evangélica, apoiando causas como a reforma agrária e criticando injustiças sociais.

Até mesmo o pedido de oferta via Pix é retratado na trama, refletindo aspectos da realidade da igreja brasileira.