Novela é inspirada em temas das obras de Jane Austen

A nova novela da Globo, ‘Orgulho e Paixão’, que estreou na última terça-feira (20), é inspirada nas obras de Jane Austen. Encenada no fictício Vale do Café, no interior de São Paulo, em 1910, a trama tem como protagonista Elisabeta (Nathália Dill). Uma das cinco filhas de Ofélia (Vera Holtz), uma mãe desesperada para casar as filhas. Na época, esse era um dos poucos meios de garantir que elas tivessem sucesso e conforto em suas vidas. Tendo em vista os poucos direitos das mulheres no século XX.

Jane Austen, escritora inglesa do século XIX, antes dos 21 anos, já se destacava. Principalmente por abordar temas que causavam espanto naquele tempo. Suas obras tratavam problemas da sociedade da época, como as falhas da igreja, em ‘Orgulho e Preconceito’. Além de temas como educação, cultura, moral e casamento.

Escrita por Marcos Bernstein, o enredo conta com elementos atuais, mesclando com problemáticas do século representado. Um desafio explícito, é a personalidade marcante e diferente das cinco filhas. Elisabeta, entra em conflito consigo mesma ao conhecer (e se apaixonar) por Darcy, um homem com alta posição social. Ela, que não pensava em se casar e viver uma vida dentro dos padrões, começa a se questionar. Ao mesmo tempo que o rapaz também se indaga quanto aos seus preceitos tradicionais, ao ser desafiado pela forte personalidade da camponesa.

Logo no primeiro capítulo, Elisabeta mostra sua personalidade forte ao chegar no baile da cidade vestida de smoking, roupa social masculina. E completa dizendo “se os homens podem usar calça, por que nós não podemos?”. No final do século XIX, as mulheres começaram a usar calça para trabalhar nas industrias, porém, ainda era um grande paradigma a ser vencido.

Fábio Rocha/ Reprodução TV Globo

Com um toque de humor e romantismo, a novela também conta com elementos de EmmaRazão e SensibilidadeMansfield Park e até mesmo A Abadia Northanger, outras obras de Jane Austen. Incorporadas nas personalidades dos outros personagens. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Jay Leno surpreende fãs com aparição após acidente: tapa-olho e hematomas no rosto

Jay Leno, ex-apresentador do Tonight Show, surpreendeu os fãs ao fazer uma aparição com um tapa-olho e hematomas no rosto em um show de comédia em Pittsburgh (EUA). Antes de subir ao palco, ele revelou que sofreu um acidente, foi hospitalizado e, três horas após receber alta, decidiu realizar a apresentação. Leno contou que caiu de um penhasco, quebrou o pulso, perdeu uma unha e ficou todo roxo.

Apesar do susto, o apresentador afirmou que não está preocupado, mesmo após a queda de aproximadamente 18 metros. Em 2022, ele já havia passado por outro grande susto, quando um incêndio na garagem de sua casa resultou em queimaduras graves. Na ocasião, Leno foi salvo por um amigo.

Jay Leno é conhecido por sua carreira na televisão, tendo apresentado o Tonight Show por anos. Atualmente, ele está realizando shows de comédia e continua levando humor aos seus fãs. A aparição com o tapa-olho e os hematomas certamente chamaram a atenção do público, que ficou surpreso com a determinação do apresentador em seguir em frente mesmo após o acidente.

Além do trabalho na televisão, Jay Leno também é apaixonado por carros e possui um programa dedicado a veículos em seu canal do Youtube. Sua paixão por automóveis é uma das marcas registradas do apresentador, que sempre teve uma coleção variada e interessante de veículos em sua garagem.

Para os fãs que desejam ficar por dentro de todas as novidades sobre Jay Leno e outros famosos do universo do entretenimento, é possível seguir o perfil Metrópoles Fun no Instagram. Lá, são compartilhadas notícias e curiosidades sobre celebridades, garantindo que você esteja sempre atualizado sobre o que está acontecendo no mundo dos famosos. Acompanhe para não perder nenhum detalhe!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp