O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás implantou na semana passada, uma nova dinâmica no atendimento pré-hospitalar em Goiânia, com a implantação do veículo de intervenção rápida (VIR). A caminhonete conta com uma equipe composta por um bombeiro, um médico e um enfermeiro. A medida vai garantir que os deslocamentos aos locais de ocorrências sejam mais rápidos e eficientes.
A guarnição desempenhará as mesmas funções do serviço realizado pela Unidade de Suporte Avançado (USA). Um dos principais objetivos é ampliar as possibilidades de atendimento médico no local. O comandante-geral da corporação, coronel Márcio André de Morais explica que com o uso de material portátil, é criada a condição de transformar as unidades de resgate pré-hospitalar (UR) em suporte avançado, proporcionando liberdade e autonomia para que a equipe de intervenção rápida atenda um novo acionamento logo após deixar a vítima no hospital.
Segundo ele a viatura composta por uma guarnição especializada vai proporcionar um atendimento rápido com uma maior mobilidade. “Será possível transformar qualquer unidade de resgate em atendimento de suporte avançado, garantindo o atendimento de várias ocorrências na capital”.