Press "Enter" to skip to content

Novo decreto deve flexibilizar o comércio em Goiânia

Em coletiva de imprensa no início da noite desta terça-feira (11), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), confirmou a publicação de um novo decreto municipal que vai flexibilizar ainda mais o comércio na capital, extinguindo, por exemplo, as restrições de horário de funcionamento e liberando eventos sociais. Nas palavras do gestor, “hoje inicia-se o novo normal”.

As novas medidas devem ser publicadas hoje e passam a vigorar amanhã, quarta-feira (12). Entre as mudanças, está a liberação de eventos sociais, como casamentos, com limite de 150 pessoas e, também, o fim das restrições de horário para atividades consideradas não essenciais, como bares. Com o novo decreto, cada estabelecimento poderá voltar a funcionar conforme horário autorizado em seu alvará.

Algumas restrições permanecem, como por exemplo a proibição de público para prática de esportes profissionais. De acordo com Rogério Cruz, a flexibilização faz parte da “retomada do crescimento econômico da capital” e só foi possível graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19 em Goiânia e a queda de solicitação de leitos de UTI.

No entanto, o gestor enfatizou: “Gostaria de lembrar a todos que a pandemia ainda não acabou”. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Goiânia tem, hoje, 152.458 casos confirmados de Covid-19 e 4.628 óbitos. A taxa de ocupação de UTIs está em 67,5%.