Press "Enter" to skip to content

Novo exame é capaz de detectar 94% dos cânceres de próstata

Última atualização 17/03/2023 | 13:41

Um novo exame de sangue é capaz detectar 94% dos cânceres de próstata foi desenvolvido pela Oxford Biodynamics em colaboração com a Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Denominado como “Prostate Screening EpiSwitch” ou novo teste PSE, este experimento é superior ao PSA, um dos métodos de diagnósticos menos invasivos disponíveis até o momento.

Este novo método combina a tecnologia PSA com o teste epigenético EpiSwitch, o que aumenta a confiabilidade do teste. Segundo os pesquisadores, o novo exame tem um potencial significativo como diagnóstico de triagem preciso e rápido para esse tipo de câncer.

O exame foi avaliado em um estudo piloto envolvendo 147 pacientes. Conforme os resultados, foram comprovados que o PSE aumenta significativamente a precisão geral da detecção de homens em risco. Foi apresentado 92% de sensibilidade e 94% de especificidade, significando que a técnica é capaz de fornecer com alta precisão resultados positivos e negativos.

“Atualmente não existe um teste único para o câncer de próstata, mas os exames de sangue PSA estão entre os mais usados, juntamente com exames físicos, exames de ressonância magnética e biópsias. No entanto, os exames de sangue de PSA não são usados ​​rotineiramente para rastrear o câncer de próstata, pois os resultados podem não ser confiáveis. Apenas cerca de um quarto das pessoas que fazem uma biópsia de próstata devido a um nível elevado de PSA são diagnosticadas com câncer de próstata.”, disse o pesquisador do estudo, Dmitry Pshezhetskiy, em comunicado.

A próxima etapa da pesquisa será avaliar o teste em um grupo de homens onde o status do câncer é desconhecido. Segundo os autores, este novo teste PSE é preciso, rápido, minimamente invasivo e barato. Caso seja bem-sucedido em estudos maiores, pode melhorar significativamente o diagnóstico de câncer de próstata.

Câncer de Próstata

Esta doença é o terceiro tumor mais comum no Brasil, depois do câncer de pele e de mama. Em homens, é o mais prevalente. A evolução costuma ser silenciosa. Os principais sintomas que podem indicar a enfermidade são:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em iniciar ou finalizar o jato urinário;
  • Diminuição do jato urinário;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Presença de sangue na urina;

Afrodescendentes, histórico familiar (parentes e 1º grau com a doença) e obesidade são os principais fatores de risco para a doença.

Recomendação

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens do grupo de risco façam consultas periódicas e realizem anualmente o exame de PSA, a partir dos 45 anos de idade. Para a população em geral, a recomendação é a partir dos 50 anos.