Novo modelo de concessão de rodovias pode reduzir tarifa de pedágio em até 22%

Os contratos de concessão de rodovias federais podem ter cláusulas adequadas em breve. A proposta do governo federal é diminuir as chances de devolução dos trechos repassados para iniciativa privada, como ocorreu com a Triunfo Concebra, que desistiu em agosto do ano passado de operar nas BR-153, 060 e 262 com parte da estrada passando por Goiás. Se for aplicada, a ideia pode reduzir a tarifa do pedágio  em até 22%. Negócios firmados em 2012 e 2014 teriam sido feitos apesar de diversos problemas contratuais.

Uma das inovações sugeridas pelo Ministério da Economia ao Ministério da Infraestrutura seria compartilhar o risco de demanda do operador privado com a União e garantir maior segurança jurídica. O atual sistema transfere os efeitos do superdimensionamento de veículos  exclusivamente às concessionárias. Além disso, o contrato passaria a prever revisões periódicas dos aspectos econômicos, financeiros e de tráfego. 

O cumprimento da contrapartida em obras também poderia começar a ser suspenso em caso de baixo fluxo de veículos nas rodovias comparado à estimativa apontada no edital de licitação dos trechos. O preço do pedágio no novo modelo seria reajustado apenas se o contrato estiver nos últimos dez anos de vigência. Caso o operador queira, o aumento da tarifa poderia ser substituído pela prorrogação do prazo de concessão.

Em 08 de outubro, nove praças de pedágio começarão a operar em Goiás. Os motoristas que trafegarem pelas BRs-153, 080 e 114, nas regiões de Talismã, Santa Teresa de Goiás, Uruaçu, São Luiz do Norte, Jaraguá, Barro Alto e Planalmira, pagarão tarifas entre R$ 10,60 e R$ 13,10 nos quilômetros sob responsabilidade da Ecovias do Araguaia. A informação é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O trabalho da empresa nas rodovias teve início em outubro de 2021, após vencer licitação. O Diário do Estado antecipou em junho que a largada para a cobrança em outros pontos, como Porangatu, Estrela do Norte, Campinorte, Hidrolina, Jaraguá, Santa Rita do Novo Destino e Corumbá de Goiás também seria no mês que vem. Essas praças fazem parte do “pacote” previsto em contrato firmado entre ANTT e a concessionária. 

Desistência

A saída da Triunfo Concebra da administração da BR-153 tem data marcada, mas a chegada da substituta ainda é uma incógnita. O processo de relicitação da rodovia ainda está em fase de novos estudos, a primeira de uma série de etapas que pode levar dois anos e ser prorrogado pelo mesmo período.  Uma nova empresa deve assumir o trecho somente no final de 2023, se não houver imprevistos. Em novembro de 2023 termina o prazo acordado entre a concessionária e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para administrar o trecho. 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos