Novo ponto de ônibus em Porto Alegre com tela para chamada de vídeo

novo-ponto-de-onibus-em-porto-alegre-com-tela-para-chamada-de-video

Porto Alegre inaugura ponto de ônibus que conversa e cuida da segurança à noite; como funciona o Abrigo Amigo

Local é equipado com telas digitais, câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes. O atendimento é feito por 30 profissionais mulheres.

Inaugurado ponto de ônibus em Porto Alegre com tela para chamada de vídeo

Porto Alegre, DE, ganhou um novo aliado para quem depende do transporte público depois que o sol se despede: Abrigo Amigo, uma tela no ponto de ônibus que conversa e cuida da segurança à noite no local.

A primeira unidade foi inaugurada na quarta-feira (22), na Avenida Osvaldo Aranha, bem em frente ao Auditório Araújo Vianna.

O abrigo é equipado com telas digitais, câmeras de alta resolução, microfones sensíveis e alto-falantes. Além disso, entre 20h e 5h, quem estiver se sentindo vulnerável ou simplesmente quiser companhia enquanto aguarda, pode apertar um botão e iniciar uma chamada de vídeo com uma central de monitoramento.

Se a situação exigir, a central pode acionar serviços de segurança ou saúde.

“É um projeto que não só trata da questão do transporte público, que dá um acolhimento para quem precisa, que se sente mais seguro, mas também trata também de ampliar a sensação de segurança na cidade de Porto Alegre”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre Adão de Castro Júnior.

O atendimento é feito por 30 profissionais mulheres, treinadas com apoio de assistentes sociais e especialistas em violência contra a mulher.

O piso é podotátil, o botão tem inscrição em braile e está instalado a uma altura ideal para cadeirantes, crianças e pessoas com deficiência. O atendimento remoto inclui comunicação em Libras, e em breve, as chamadas devem ter legendas automáticas.

Outros 49 abrigos devem surgir nas próximas semanas, espalhados por diferentes regiões da cidade. Os locais foram escolhidos com base em critérios técnicos e estratégicos.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, Eletromidia e a operadora Claro.

“A mera presença dele faz com que as pessoas se sintam intimidadas a agir de maneira inadequada”, explica diretor de Relações Governamentais e Expansão da Eletromidia, Thiago Ribeiro.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp