Entenda como vai funcionar estacionamento nos corredores de ônibus em Ribeirão Preto
Novo prefeito, Ricardo Silva (PSD), assinou logo no primeiro dia de mandato decreto que revoga proibição e autoriza parada de veículos fora da frota do transporte coletivo.
O novo prefeito de Ribeirão Preto (SP), Ricardo Silva (PSD), publicou nesta quarta-feira (1º) o decreto que revoga a proibição de estacionamento em corredores de ônibus da cidade. A medida já havia sido anunciada pela manhã, horas após Ricardo tomar posse para o cargo.
No decreto, o chefe do Executivo modifica os locais de implantação do estacionamento rotativo, justamente para incluir os trechos onde a parada estava proibida, como nas avenidas Dom Pedro I e Saudade e na Rua Barão do Amazonas.
A proibição estava em vigor desde outubro de 2023, quando a RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito de Ribeirão, começou a multar quem estacionasse nos locais.
Pouco tempo depois, uma flexibilização estabeleceu horários de permissão para veículos fora da frota do transporte coletivo municipal fazerem carga e descarga de mercadorias, mas o estacionamento comum, por outro lado, seguiu proibido. A medida gerou protestos de comerciantes.
De acordo com o texto do decreto, com a inclusão dos novos locais, Ribeirão Preto passa a ter 19 trechos com estacionamento rotativo autorizado. Três vias, no entanto, têm essa autorização apenas fora do horário de pico, ou seja, das 9h às 16h. São elas: Avenida Dom Pedro I, Rua Barão do Amazonas e Rua Visconde de Inhaúma.
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, Ricardo Silva afirmou que a liberação tem como objetivo ajudar os comerciantes. “Uma remodelagem necessária, fruto de muito estudo de nossa equipe de transição, para que nós possamos, literalmente, salvar o comércio. Ribeirão é uma cidade que vive do comércio, do setor de serviços, então vamos permitir a parada”, destacou.
Na área da saúde, Ricardo anunciou que a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Central se transformará em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo ele, as adequações necessárias começarão “imediatamente”. Em relação ao novo Hospital das Clínicas da cidade, principal promessa de campanha, o novo prefeito afirmou que as obras começaram em dezembro de 2024, mas se intensificarão neste mês de janeiro.