Novo recurso do WhatsApp permite pesquisa na internet para checar mensagens

A nova atualização do WhatsApp para Android e iOS já está disponível no Brasil e em mais seis países, e traz uma nova ferramente: a pesquisa na internet a partir de mensagens recebidas.

Funciona assim: alguém encaminha para você uma notícia qualquer. Pode ser em grupos ou no privado. Do lado da mensagem, você vai ver uma pequena “lupa”. Ao clicar nela, aparecerá a mensagem “Deseja pesquisar sobre esse assunto na internet?”. Se apertar “sim”, uma página do Google será carregada. Se não quiser, basta clicar em “cancelar”.

Dessa maneira o WhatsApp ajuda os usuários a checarem as informações recebidas, e fica mais fácil verificar o conteúdo das mensagens e a fonte na própria internet. Já usou?

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp