Reforço do Atlético-MG explodiu na Copinha e tem nove gols no ano
João Marcelo chamou atenção do Galo com boas atuações pelo Guarani
Reforço do Galo morou no alojamento do Guarani
Reforço do Galo morou no alojamento do Guarani
O Atlético-MG [https://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/] é o destino de João Marcelo, principal revelação do Guarani [https://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/futebol/times/guarani] na disputa do Campeonato Paulista. O jogador de 19 anos fechou com o Galo em contrato válido até 2029 após uma ascensão meteórica em Campinas [https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2025/03/05/atletico-mg-supera-corinthians-e-acerta-contratacao-de-joao-marcelo-promessa-do-guarani-sp.ghtml].
Mineiro de Planura, a 500 km da capital Belo Horizonte, o centroavante deu preferência ao Atlético motivado pela ligação da família com o clube e por acreditar em mais oportunidades dentro de campo – o Corinthians também estava interessado na contratação do atleta [https://ge.globo.com/sp/campinas-e-regiao/futebol/times/guarani/noticia/2025/03/05/revelacao-do-guarani-entra-no-radar-de-atletico-mg-e-corinthians.ghtml].
O novo reforço do Galo desembarca gerando altas expectativas após marcar nove gols entre Copinha e Paulistão no primeiro trimestre de 2025.
VEJA TAMBÉM + “Projeção muito grande”, diz Bracks sobre João Marcelo [https://ge.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2025/03/05/diretor-do-atletico-mg-confirma-pre-acordo-por-vitor-hugo-e-explica-sobre-enio-e-palacios.ghtml]
João Marcelo comemora gol do Guarani — Foto: Raphael Silvestre/ Guarani FC
João Marcelo comemora gol do Guarani — Foto: Raphael Silvestre/ Guarani FC
João Marcelo deixou o interior de Minas Gerais com apenas 10 anos e recebeu sua primeira oportunidade no futebol paulista através do Monte Azul. Também passou por Rio Preto, Barretos, Atlético Tubarão e chamou atenção do Guarani durante um jogo do sub-20 contra o Tanabi.
Logo que foi contratado pelo Bugre, em 2024, quando tinha 18 anos, o camisa 9 se destacou pelo sub-20, marcando nove gols em 13 jogos no Paulistão da categoria e sendo promovido ao elenco principal na reta final da Série B do ano passado pelo técnico Allan Aal.
Com o Guarani lutando contra o rebaixamento, João Marcelo não recebeu muitas oportunidades e só entrou em campo na última rodada da competição, diante do Brusque, quando os campineiros já estavam com a queda definida para a terceira divisão nacional.
João Marcelo comemora gol na Copinha — Foto: Matheus Pimenta/ Guarani FC
João Marcelo comemora gol na Copinha — Foto: Matheus Pimenta/ Guarani FC
A impressão deixada pelo atleta foi positiva, mas o departamento de futebol autorizou que o jogador voltasse ao sub-20 e disputasse a Copinha. Na principal competição de base do Brasil, João Marcelo marcou cinco gols em cinco jogos e chamou atenção do próprio Atlético.
O Atlético, então, passou a monitorar o jogador durante o Paulistão e acompanhou a ascensão como profissional.
A SOLUÇÃO PARA A CAMISA 9 DO GUARANI
João Marcelo foi promovido ao elenco principal pelo técnico Maurício Souza, ex-Vasco e Flamengo. O Guarani precisava de um camisa 9 e estava sofrendo com a limitação financeira para encontrar um goleador no mercado.
O atacante foi acionado pela primeira vez por 25 minutos contra a Inter de Limeira, agradou a comissão técnica e logo ganhou a vaga em pleno Morumbi contra o São Paulo.
O primeiro gol como profissional saiu na segunda partida como titular, diante do Noroeste, no Brinco de Ouro.
João Marcelo será um dos estreantes no clássico — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC
João Marcelo será um dos estreantes no clássico — Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC
Ao todo, foram quatro gols marcados no estadual e duas assistências. O último com a camisa do Bugre foi diante do Corinthians, em Itaquera, o que despertou a atenção do Timão. A preferência, porém, foi pelo Atlético.
– João Marcelo é um jovem muito promissor. Jogador de velocidade, de força e de arranque. É o tipo de centroavante que a maioria dos treinadores gosta de ter. Eu acho que foi uma grande aquisição – destacou o técnico Cuca.
João Marcelo desembarcou no Guarani em julho de 2024, com salário de R$ 1,5 mil e morando no alojamento do estádio. Durante o Paulistão, diante da rápida ascensão do atleta, o clube tentou renovar o contrato que tinha validade até janeiro de 2026, oferecendo reajuste salarial e multa rescisória, mas não houve acordo.
O Atlético arcou a multa rescisória (os valores não foram confirmados) e o Guarani manteve um percentual sobre o atleta para uma negociação futura – a participação pode chegar até em 30%.