Novo reforço do Botafogo: Jair, zagueiro de 19 anos, vale o alto investimento? Comentaristas analisam

Zagueiro Jair vale o investimento milionário do Botafogo? Comentaristas analisam

Defensor de 19 anos chega ao Alvinegro por cerca de R$ 89 milhões; entenda o que ele pode entregar

O Botafogo está muito perto de anunciar seu novo reforço para 2025. É o zagueiro Jair, do Santos, de 19 anos, que começa a ter destaque no cenário nacional, mas levanta questionamento sobre o alto investimento feito pelo Alvinegro em sua aquisição.

O Peixe espera receber um total de 14 milhões de euros – cerca de R$ 89 milhões – ao final da venda, sendo 2 milhões de euros em bônus, além de manter 10% dos direitos econômicos.

O defensor era observado há bastante tempo pelo scout alvinegro, também voltado para as pretensões da Eagle Holding, grupo multi-clubes de John Textor. Ele é visto como um perfil de alto poder de entrega em performance a curto prazo e de lucratividade em uma futura venda.

O ge conversou com os comentaristas do Sportv Conrado Santana e Pedro Moreno, que consideraram a escolha – e investimento – como um acerto.

O Botafogo faz um investimento alto em uma das principais promessas do futebol brasileiro na zaga. O Jair não é caro à toa. É contratação que já pode vingar em 2025, mas que com certeza tem um olhar para o futuro. Comentei jogo do Jair na Copinha de 2021 quando ele foi destaque da defesa do Santos com apenas 16 anos (edição que tinha jogadores de até 21 anos) – opinou Conrado.

Firme nos desarmes, rápido na recomposição e mostrou muita qualidade técnica com a bola. Em especial nos lançamentos longos. Quem acompanhou aquela Copinha, ficou de olho no Jair. Depois sofreu uma lesão grave que retardou sua consolidação no time profissional. Na última temporada foi fundamental no acesso do Santos quando assumiu a titularidade na metade da Série B – completou.

Para Moreno, Jair ainda tem potencial para disputar uma vaga na dupla de zaga atual que tem Bastos e Barboza como titulares.

Os valores da negociação realmente chamam a atenção, mas Jair é um zagueiro muito jovem, com grande margem e potencial pra crescimento, além de ainda poder dar retorno financeiro aos cofres do clube. É um zagueiro com potencial pra disputar posição com a dupla de zaga botafoguense que teve uma temporada excepcional em 2024 e elevar ainda mais o alto nível do sistema defensivo alvinegro.

Jair é um zagueiro que consegue reunir alta estatura, excelente qualidade técnica, velocidade, leitura de jogo e ótimo posicionamento. Desde muito cedo, já despontava como grande destaque da base do Santos. Com 17 anos, foi zagueiro titular do Santos na Copinha de 2023, mas sofreu uma lesão grave de joelho na competição e perdeu quase toda a temporada. Em 2024, se tornou titular do profissional do Santos na Série B, como um dos principais jogadores do time – comentou.

Em 2024, Jair fez 20 jogos pelo Santos na Série B, 19 deles como titular. CEO do Botafogo diz que clubes brasileiros mentem valores de patrocínio. Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no Sportv.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operário-PR: Reforços e Objetivo no Paranaense 2025 – Novidades com Bruno Pivetti no comando

Como chega o Operário-PR para o Campeonato Paranaense 2025: time-base, reforços e objetivo

Fantasma contrata dez reforços e usa o estadual como teste para a Série B do Brasileiro

O Globo Esporte Paraná está de volta e cheio de novidades para 2025

DE Operário-PR,
agora sob o comando técnico de Bruno Pivetti, tem no Campeonato Paranaense o primeiro grande teste de 2025. O Fantasma fez 10 contratações para reforçar o time e, ainda, garantiu a manutenção de peças importantes no elenco para a temporada que se inicia neste final de semana.

Após dois anos com Rafael Guanaes como treinador e que culminaram no acesso à Série B em 2023 e na melhor campanha do clube na competição em 2024, o Fantasma se prepara, agora, para colher os frutos do trabalho árduo dos últimos anos e almejar voos ainda maiores.

A pergunta que ecoa no Estádio Germano Krüger é: como será o Operário pós-Guanaes? A resposta começa a ser construída com a chegada do novo técnico, Bruno Pivetti, que iniciou os trabalhos em dezembro com um elenco de 28 jogadores, mantendo a base que brilhou na Série B.
A estreia do Operário- no Paranaense será no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Andraus, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.

Operário apresenta oficialmente novo técnico, Bruno Pivetti

TIME-BASE
Pivetti aposta na base que disputou a Série B 2024. Jogadores como os zagueiros Joseph e Allan Godói, os volantes Jacy e Neto Paraíba, o meia Boschillia e o atacante Vinicius Mingotti estão na formação considerada base para o Paranaense.
Time-base do Operário: Elias; Thalles Oleques, Joseph, Allan Godói e Arthur Neves; Jacy, Neto Paraíba e Gabriel Boschilia; Jean Lucas, Kleiton e Vinicius Mingotti.

TÉCNICO
Bruno Pivetti tem 40 anos e foi contratado para substituir Rafael Guanaes, que deixou o Operário-PR após dois anos no cargo. O último trabalho de Pivetti foi no CRB, nesta Série B, em passagem que durou duas semanas. Em 2024, o treinador também trabalhou no Náutico e Água Santa.

A carreira é marcada, ainda, com trabalhos em Ferroviária, Vitória, Tombense, CSA, Goiás, Chapecoense e Guarani. No futebol paranaense, ele trabalhou no Athletico entre 2015 e 2017, como auxiliar-técnico e como treinador do sub-20.

HISTÓRICO
O Operário tem um título do Campeonato Paranaense, conquistado em 2015. São ainda 14 vice-campeonatos, a maioria nas décadas de 1920 e 1930. Nos quatro últimos anos, o Fantasma parou nas semifinais, sendo eliminado por Londrina, Maringá, Cascavel e Athletico, respectivamente.

O Paranaense 2025 repetirá a fórmula dos últimos cinco anos, com turno único na primeira fase e mata-mata até a decisão da competição, com a finalíssima marcada para o dia 26 de março. A competição teve as datas antecipadas por conta das mudanças no calendário do futebol brasileiro.

Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp