Novo secretário de Cultura de Nunes, ex-assessor dos governos do PT

Citado na Lava Jato, novo secretário de Nunes atuou em governos do PT

Novo secretário de Nunes, Totó Parente (MDB) trabalhou nos governos Lula e Dilma, além de ter sido citado em delação da Lava Jato

São Paulo – Anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) como o novo secretário de Cultura da capital paulista, José Antonio Silva Parente, conhecido como Totó Parente, é um quadro antigo do MDB e já exerceu cargos nos governos petistas de Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva.

Ex-vereador de Cuiabá, Totó é afilhado político do ex-deputado federal Carlos Bezerra (MDB-MT) e além de ter atuado nos governos petistas, foi assessor de Lindbergh Farias (PT-RJ) quando ele era prefeito de Nova Iguaçu.

O emedebista chegou a ser citado em delação do ex-presidente da Petrobras, Paulo Roberto Costa, durante a Lava Jato. Segundo Costa, Totó teria acompanhado Farias em diversas idas à estatal em ocasiões nas quais o petista ia pedir dinheiro para campanhas. O emedebista não chegou a ser investigado pela operação.

Em seu currículo, Totó acumula cargos como o de secretário do Ministério da Integração Nacional no segundo mandato de Lula, entre 2007 e 2008; de assessor especial de Dilma em 2010, durante o primeiro mandato dela; e de diretor da Embratur em 2016, pouco antes do impeachment da petista.

Já durante o governo de Michel Temer, seu correligionário, ele foi secretário no Ministério do Turismo, fato citado por Nunes em vídeo divulgado nesta sexta-feira. Entre janeiro e outubro de 2023, já no 3º mandato de Lula como presidente, Totó foi secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento, sob o comando da também emedebista Simone Tebet.

Nestas eleições municipais, ele foi ativo na campanha de Ricardo Nunes à reeleição. A nova composição do secretariado de Nunes até o momento é a seguinte: Assistência Social – Eliana Gomes, Casa Civil – Enrico Misasi, Comunicação – Fábio Portela, Cultura e Economia Criativa – Totó Parente, Educação – Fernando Padula (mantido), Esportes – Rogério Lins, Gestão – Marcela Arruda, Governo – Edson Aparecido (mantido), Urbanismo e Licenciamento – Elisabete França (mantida), Infraestrutura e Obras – Marcos Monteiro (mantido), Meio Ambiente – Rodrigo Ashiuchi, Mobilidade e Trânsito – Gilmar Miranda (mantido), Projetos Estratégicos – Coronel Mello Araújo, Relações Internacionais – Angela Gandra, Saúde – Luiz Carlos Zamarco (mantido), Segurança Urbana – Orlando Morando, Subprefeituras – Fabrício Cobra (atual Casa Civil), Pessoa com Deficiência – Silvia Grecco (mantida), Procuradoria-Geral – Luciana Sant’Ana Nardi, Transporte e Mobilidade Urbana – Celso Jorge Caldeira.

Fique por dentro do que acontece em DE. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre DE por meio do WhatsApp do Metrópoles SP.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aeronave explode na Coreia do Sul com 175 passageiros a bordo: imagens impressionantes

Vídeo mostra momento exato em que avião explode na Coreia do Sul. Veja

Aeronave da companhia aérea Jeju Air Flight retornava de Bangkok, na Tailândia.
Ao todo, havia 175 passageiros e seis tripulantes no avião.

Imagens que circulam na internet mostram o momento exato em que um avião com 175
passageiros e seis tripulantes explode no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. O acidente ocorreu na manhã deste domingo (29/12), no país, por volta das 9h – noite de sábado (28/12), no Brasil.

Até o momento, autoridades locais confirmaram as mortes de 28 pessoas. A
aeronave era da companhia aérea Jeju Air Flight e retornava de Bangkok, na Tailândia. Pelas imagens, é possível ver que o avião sai da pista e explode, gerando uma coluna de fumaça imediata.

Bombeiros e policiais coreanos estão no local do acidente. A suspeita inicial é
que uma colisão com pássaros, ocorrida momentos antes, tenha provocado o mal
funcionamento do trem de pouso, conforme informações do jornal The Korea Herald.

De acordo com a agência de notícias Yonhap News, estavam a bordo da aeronave
173 sul-coreanos e 2 tailandeses.

Uma explosão de grandes proporções foi registrada no local.

Os acontecimentos trágicos envolvendo a aeronave na Coreia do Sul chocaram o mundo. É fundamental aguardar a conclusão das investigações para entender as causas do acidente e evitar que situações como essa se repitam. Fique por dentro das últimas notícias no canal de notícias no Telegram do DE e mantenha-se informado sobre os acontecimentos ao redor do mundo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp