Press "Enter" to skip to content

Banco Central divulga site para conferir ‘dinheiro esquecido’

Última atualização 13/02/2022 | 09:10

Foi anunciado pelo Banco Central (BC) um novo site para o Sistema Valores a Receber (SRV), que permitirá que cidadãos consultem valores esquecidos em contas bancárias. O anúncio foi feito na última segunda-feira (7), e o novo canal do SRV, tem o objetivo de ampliar sua capacidade de atendimento.

A funcionalidade havia sido tirado do ar no dia 25 de janeiro, um dia após seu lançamento. A grande quantidade de acessos desestabilizou o site do BC. No dia do anúncio (24 de janeiro), a quantidade de acessos ao site foi 50 vezes maior do que um dia normal.

De acordo com o Banco, o cidadão que fizer a consulta no novo site, e identificar que tem algum valor a receber será imediatamente informado sobre a data em que saberá o valor e solicitar a transferência. Os pedidos poderão ser agendados a partir de 7 de março.

Em uma primeira fase de saques, o BC estima a devolução de R$ 3,9 bilhões a 27,9 milhões de CPFs e CNPJs.  Veja a origem dos valores da primeira etapa:

  • Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível
  • Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em termo de compromisso assinado pelo banco com o BC
  • Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito
  • Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados

Na primeira etapa, terão direito a reaver o dinheiro esquecido, os titulares de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível. Também serão devolvidas as tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em termo de compromisso assinado pelo banco com o BC.

Além disso, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados também poderão ser reavidos.

Haverá uma segunda etapa de resgate de valores esquecidos. A data de implementação será avaliada após o início da primeira etapa.