Novorizontino 2024: De início promissor a fim decepcionante no Paulistão e Série B

Retrospectiva 2024: Novorizontino tem ano com início promissor e fim decepcionante

Resultado histórico no Paulistão acaba ofuscado por perda de acesso de maneira frustrante, e Tigre não consegue subir de patamar

Novorizontino perde para o Goiás e fica sem acesso
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13128132.jpg]

DE saboreou experiências para lá de distintas ao longo da temporada 2024. Depois de um Paulistão histórico, chegando à semifinal depois de eliminar o São Paulo no Morumbis, a Série B começou também de maneira promissora.

O Tigre chegou a figurar por quatro meses no G-4, mas derrapou no momento mais decisivo e, pelo segundo ano, terminou na quinta colocação, vendo o acesso escapar pelos dedos. O gosto amargo contrasta com o do ano anterior, quando mesmo terminando na mesma posição na Série B, o clube vinha em um momento de ascensão. A expectativa era de que essa ascensão se revertesse em uma subida de patamar, mas ela acabou não se confirmando.

Em termos de números, o Novorizontino disputou 52 jogos em 2024. Foram 24 vitórias, 15 empates e 13 derrotas, com um aproveitamento na temporada de 55,7%. Enquanto o clube marcou 60 gols, sofreu 43. O artilheiro aurinegro no ano foi o atacante Neto Pessôa, com dez gols, que também foi quem mais atuou na temporada, com 51 jogos.

Depois de um 2023 de sucesso, com o retorno à elite estadual e um quinto lugar surpreendente na Série B, o Novorizontino apostou na continuidade com Eduardo Baptista para este ano. O elenco ganhou faces novas, mas manteve peças importantes, como Jordi, Geovane, Marlon, Rômulo e Rodolfo. Entre as novidades, Rafael Donato, Rodrigo Soares, Eduardo, Waguininho e Neto Pessôa se destacaram rapidamente. O clube precisou lidar com baixas importantes e repor a saída de nomes como Adriano Martins, Willean Lepo, Douglas Baggio, Ronaldo e Aylon.

O retorno do Novorizontino à primeira divisão estadual veio em grande estilo. O Tigre fez a melhor campanha de sua história no torneio, chegando à semifinal e terminando na quarta colocação. Encarar o Novorizontino foi um problema para os times grandes em 2024, com o clube tendo bom desempenho contra eles. Porém, a derrota para o Palmeiras na semifinal do Paulistão deixou um gosto amargo na temporada.

Em 2023, o Novorizontino fez uma campanha considerada surpreendente na Série B, repetindo a quinta colocação em 2024, mas sem conseguir o acesso à elite. O Tigre chegou a liderar a competição, mas falhou nos momentos decisivos, perdendo a chance de subir de patamar. A derrota para o Goiás na última rodada custou a vaga de acesso, tornando-se uma das maiores derrocadas da história da competição.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Wendell pode ser a solução: São Paulo busca reforços para lateral esquerda em 2024”

Um ano em “repeat”: São Paulo sofre para reforçar lateral esquerda

O São Paulo completou um ano em busca de reforços para a lateral esquerda, uma saga que ainda não teve um desfecho definitivo. Com a saída de Caio Paulista, a busca por um jogador para o setor se tornou uma prioridade para a diretoria do clube do Morumbi. As contratações foram anunciadas como presentes de Natal para 2024, mas até agora o alvo principal, Wendell, do Porto, teve o negócio travado.

Durante a temporada, a contratação de um lateral esquerdo era essencial, já que o elenco contava apenas com Welington e Patryck, com este último tendo pouca confiança dos treinadores. A chegada de Jamal Lewis, emprestado pelo Newcastle, não se mostrou efetiva, e ele será devolvido ao clube inglês para tratar uma lesão. Com a saída de Welington, o São Paulo fica com apenas Patryck como opção para iniciar a temporada.

O São Paulo busca viabilizar a liberação de Wendell junto ao Porto, mas o negócio esbarra na exigência de parte em dinheiro por parte do clube português. O cenário lembra a tentativa frustrada de contratar Alex Sandro no meio da temporada, quando o lateral acabou se transferindo para o Flamengo. No entanto, há mais otimismo desta vez, com as bases de um acordo já estabelecidas entre o São Paulo e Wendell.

As dificuldades na lateral esquerda se acentuaram no segundo semestre, com improvisações de jogadores e poucas opções confiáveis. O técnico Luis Zubeldía teve que recorrer a Sabino, Liziero e até mesmo Jamal para suprir a ausência de titulares. Com Patryck se recuperando de uma lesão, torna-se urgente a chegada de um reforço para a lateral esquerda do São Paulo.

Desta forma, o São Paulo encerra o ano de 2024 ainda em busca de soluções para a lateral esquerda, com a esperança de que a chegada de Wendell possa finalmente solucionar o problema crônico do clube. O desafio de reforçar essa posição essencial mostra a persistência do time em encontrar as peças certas para reforçar o elenco e voltar a competir em alto nível.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp