Novos ataques, mais tensão em Kiev e tentativa de negociação: o dia na Ucrânia

A invasão da Ucrânia pela Rússia chega ao oitavo dia nesta quinta-feira (3) com ataques cada vez mais frequentes e espalhados pelo país, atingindo instalações militares, mas também área civis. Na capital Kiev, já são comuns os relatos de bombardeios e destruição, assim como aconteceu em Karkhiv, segunda maior cidade ucraniana, Kherson e, mais recentemente, Mariupol, cercada pelas tropas inimigas.

A guerra já teria dizimado perto de três mil soldados ucranianos e, pelo menos, 500 russos. Civis também foram mortos, incluído crianças, em ataques diversos. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixaram o país e muitas outras se deslocaram internamente, ocupando cidades onde o as ofensivas militares não aconteceram. Em Kiev, na manhã desta quinta-feira (3), sirenes foram ouvidas, um indicativo de ataque e um alerta para que a população procure locais seguros para se abrigar, como a estação de metrô de Dorohozhychi, onde muitas famílias permanecem.

Imagens de satélite indicam grande atingida ao norte de Kiev, com casas em chamas, no vilarejo de da região de Chernihiv, a 80 quilômetros da capital. Um depósito de óleo diesel também foi atingido nas proximidades. Situação semelhante é observada em Sukachi, onde há mais residências e estradas destruídas.

Negociações acontecem nesta quinta-feira, 3

Enquanto os ataques prosseguem, a segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, inicialmente marcada para a quarta-feira (2), deve acontecer nesta quinta (3). O impasse não é simples de se resolver. Putin exige o reconhecimento da Crimeia como território dela e quer a “desmilitarização do estado ucraniano”. Em contrapartida, a Ucrânia defende o imediato cessar-fogo, acompanhado da retirada das tropas inimigas do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos