Após sete meses sem fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas de Goiânia, novos radares começaram a ser instalados, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. O primeiro radar foi instalado na Avenida Perimetral com a CM-12, no Setor Cândida de Moraes, sentido leste-oeste. A instalação começou na noite de segunda-feira (6). Segundo a pasta, será instalado um radar por dia, por se tratar de um processo complexo, seguindo o cronograma previsto no Termo de Referência do Edital de Licitação. A expectativa é que na quarta-feira (8), a instalação dos equipamentos da Av. Universitária comece.
A instalação será feita durante a noite, para não prejudicar o trânsito da capital, segundo a pasta. Os equipamentos devem monitorar as 602 faixas de tráfego da capital em até 12 meses, informou. A licitação foi dividida em três lotes: Lote 1: Região sul de Goiânia – Consórcio Anhanguera; Lote 2: Região norte de Goiânia – Consórcio Fiscaliza Gyn; Lote 3: Criação de uma central de controle para monitoramento dos radares – Consórcio Anhanguera.
Mesmo após a finalização da instalação, o equipamento não funciona imediatamente, informou a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito. A empresa deve agendar perícia com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que vai os avaliar e só então estarão aptos a realizar a fiscalização. Segundo a Secretaria, a expectativa é que os radares funcionem plenamente em uma semana após a instalação. Testes conceituais foram realizados entre 25 e 28 de novembro de 2024 por técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito.
Segundo a antiga empresa responsável pela manutenção e operação dos equipamentos, os radares foram desligados, há sete meses, após a antiga gestão da Prefeitura de Goiânia suspender o contrato unilateralmente. Em abril de 2023, os radares também foram desligados por falta de pagamento. Depois disso, foi feito novo contrato com outra empresa. A licitação para essa contratação das responsáveis pelos fornecimentos dos radares foi homologada pela Prefeitura há um mês. Essa ação tem como objetivo garantir a segurança viária e o cumprimento das normas de trânsito na cidade.